Importadoras e exportadoras portuguesas parecem estar atentas à crescente relevância deste mercado, animando o comércio bilateral entre Portugal e os Emirados, que ao longo da última década foi crescendo a uma taxa média anual de quase 10%. Embora uma ligeira contracção nos anos mais recentes, 2018 foi um ano foi de intensificação das relações comerciais com o país, com as trocas a atingirem 188,5 mil milhões de euros, o que representou uma subida de 7,2% em relação ao ano anterior.
Mas esta foi uma subida em larga medida suportada pelo aumento das importações, de 17 para 45,7 mil milhões de euros (+ 169%), contra uma descida (-10%) das exportações que, ainda assim, somaram 142,7 mil milhões de euros. O resultado foi, por isso, um saldo comercial positivo para o nosso país, à semelhança do que vem sendo registado nos últimos dez anos. Uma tendência que deverá manter-se a avaliar pelos números relativos ao primeiro semestre de 2019: 81,8 mil milhões de euros em exportações e 7,8 mil milhões de euros em importações, desta vez, com as primeiras a subirem ligeiramente acima dos 31% face a uma descida das segundas na ordem dos 57,5%, por comparação a igual período de 2018. O cenário é por isso animador.
Para esta trajectória que vem sendo seguida muito terá contribuído o aumento significativo nos últimos dez anos do número de empresas portuguesas a exportar para os EAU e que em 2018 foram 935. Um número que mais do que duplicou face a 2008, com o país a afirmar-se como 3º maior mercado para as nossas exportações com destino ao Médio Oriente, ultrapassado apenas pela Turquia e por Israel (2018). Em termos globais, dados relativos aos primeiros seis meses deste ano, colocam os Emirados no 37º lugar entre os nossos clientes e no 86º lugar entre os fornecedores.
Obedecendo ao que já havia acontecido no ano passado, as exportações portuguesas para os EAU nos primeiros seis meses de 2019 foram lideradas pelas vendas de máquinas e aparelhos (18,4%), veículos e outros materiais de transporte (16,1%), minerais e minérios (8,5%), instrumentos de óptica e precisão (6,1%), pastas celulósicas e papel (5,9%).
Mas, analisando as necessidades de importação do conjunto dos sete Emirados, verificamos que existem outros produtos que evidenciam especial potencial de crescimento, nomeadamente: agrícolas; químicos; alimentares; metais comuns, havendo ainda nichos de oportunidades de negócio tratando-se de peles e couros.
Sublinhamos, ainda, a importância da realização da Expo Dubai 2020, a primeira Exposição Mundial a ser promovida no Médio Oriente, que terá lugar entre 20 de Outubro de 2020 e 10 de Abril de 2021 e onde Portugal vai marcar presença, ao lado de 180 países participantes. Sendo este um evento de enorme projecção internacional, não deixará de ajudar a promover a imagem das empresas, produtos e serviços portugueses junto de milhões de consumidores, podendo desta forma contribuir para o desenvolvimento das trocas comerciais com o país e com o exterior.

