Indonésia: uma das mais importantes economias emergentes do mundo
Situada num dos mais importantes chokepoints das rotas marítimas do comércio internacional - entre o Sudeste Asiático e a Oceânia, servindo igualmente de corredor de acesso entre o Índico e o Pacífico - e com vastos recursos naturais, a Indonésia é, actualmente, uma das mais importantes economias emergentes do mundo e apresenta um potencial significativo para as empresas portuguesas que queiram apostar neste mercado.
Depois de décadas de turbulência que se seguiram à independência (1949), marcadas por dificuldades no processo de democratização, altos níveis de corrupção, acções separatistas e agitação social, o país vem registando progressos significativos no sentido da sua estabilização política, crescimento económico e gradual abertura ao exterior, com os últimos governos a apostarem na melhoria do ambiente de negócios do país (com sucessivas subidas nos mais importantes rankings mundiais), na atracção de mais investimento estrageiro, no crescente desenvolvimento de infraestrutras e na consolidação da indústria nacional. É, igualmente, uma das economias do Leste Asiático que mais progressos tem feito na última década em termos de melhoria dos seus índices de competitividade.
Os resultados estão à vista e, hoje, a Indonésia integra o grupo das quatro economias tidas como os principais motores do crescimento mundial até ao final da década, ao lado da China, da Índia e da Turquia - economias que crescem mais rápido, acima da média mundial e que estão entre os maiores contribuidores para o crescimento do PIB global.
Depois da crise asiática de 1997-98, que afectou fortemente a economia indonésia, entre 2000 e 2017 o país conseguiu crescer a uma média anual acima dos 5,3%, e com uma taxa de crescimento de 5,1% no último ano posicionou-se como a 3ª maior economia entre os mercados asiáticos emergentes e/ou em desenvolvimento - apenas ultrapassada pela China e pela Índia - e como a 16ª maior a nível mundial, com um PIB de 1.015 mil milhões de USD.
Impulsionado pelo consumo e investimento privado, o crescimento deste mercado deverá permanecer. O outlook é, aliás, bastante positivo com estimativas de expansão do PIB de 5,3% para 2018 e de cerca de 5,6% durante os próximos cinco anos.
Membro do G-20, integrada nos mais importantes blocos regionais de comércio - sendo até considerada uma das economias motoras da ASEAN (Association of Southeast Asian Nations) -, com um ambiente macroeconómico relativamente robusto, um mercado consumidor de cerca de 260 milhões de pessoas (o 4º país mais populosos do mundo) e figurando como o 30º maior importador do mundo, a Indonésia oferece inúmeras oportunidades sendo por isso um mercado que não pode deixar de estar no radar dos investidores e exportadores portugueses.
SOBRE A INDONÉSIA
Localização geográfica: Arquipélago do Sudeste Asiático a norte da Austrália, com fronteiras terrestres com a Malásia (na Ilha do Borneú), Timor-Leste e Papua Nova Guiné
Capital: Jacarta
Território: 1.811. 569 Km2 (área terrestre)
População: 260,581milhões (WFB est. 2017)
Língua: Bahasa (oficial)
Moeda: Rupia indonésia (IDR)
Ranking Doing Business Report 2018: 72/190
Global Competitiveness Index 2017/2018: 36/137 (+ 5 posições)
Index of Economic Freedom-Heritage: 69 /180 (+ 2,3 pontos)
PIB taxa de crescimento real: 5,3% (est. 2018, FMI)


