Kuwait: Riscos e Oportunidades

manar-05759580014802332726Estimular o desenvolvimento do sector não petrolífero requer reformas, mas estas serão difíceis de passar, principalmente se comprometerem programas de assistência social. Note-se que, ao contrário de muitos outros Estados da região, no Kuwait o parlamento tem uma margem de manobra significativa e pode funcionar como bloqueio à acção governativa. São conhecidas as tensões entre os dois ramos de poder, embora o quadro institucional mais recente venha sendo marcado por uma maior cooperação. Ainda assim, existe o risco de algum imobilismo político e impasse na adopção das políticas necessárias.

A par da permeabilidade da economia kuwaitiana à volatilidade dos preços do petróleo, a proximidade geográfica a países como o Iraque, o Irão e a Arábia Saudita comporta também apresenta alguns riscos e o Kuwait não deixará de ser afectado pela evolução do jogo de forças entre as potências da região.

Ainda assim, o país não só tem conseguido manter-se relativamente imune à instabilidade que caracteriza o Médio Oriente, como tem prosperado, apresentando inúmeras oportunidades de negócio em vários sectores do mercado. Desde logo, na indústria da construção civil e infra-estruturas, sectores que atravessam uma fase de expansão, em virtude da necessidade de desenvolvimento de uma maior rede de estradas e outras vias de transporte e comunicação – com tudo o que projectos desta natureza implicam ao nível dos equipamentos – hospitais, imobiliário (habitação), refinarias e estruturas associadas, etc.

No campo da ciência e da tecnologia, há também oportunidades a explorar, num mercado que apresenta o 2º maior número de patentes registadas entre os países árabes.

A indústria automóvel é outra com grande potencial de crescimento, assim como o sector das TIC, fruto de uma clara aposta no pioneirismo e inovação. Os negócios digitais tornam-se uma realidade tão expressiva quanto lucrativa. No universo das startups, multiplicam-se os produtos e as soluções. Está em curso uma verdadeira onda de empreendorismo, suportada pelo governo através de várias iniciativas e programas de apoio.

De acordo com alguns especialistas, o desenvolvimento de um pulsante ecossistema criativo, a que actualmente se assiste no Kuwait, poderá alterar a dinâmica económica de toda a região do Golfo. O potencial existe. Restará saber se e como será aproveitado por empresários e investidores internacionais.

 

Overview
Relações com Portugal e Potencial Exportador

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.