Francisco Ribeiro de Menezes, embaixador português em Berlim, é o vencedor do prémio Francisco de Melo e Torres, atribuído pela Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), que distingue anualmente o chefe de missão diplomática que mais se destacou pelos resultados no apoio à internacionalização das empresas portuguesas e na promoção da imagem de Portugal.
Ribeiro de Menezes é embaixador em Berlim desde 2020, sendo que, depois de ultrapassada a fase mais aguda da pandemia da Covid-19, de janeiro a outubro de 2020, as exportações nacionais de bens e serviços cresceram 40%, dado que se salda num novo recorde na taxa de cobertura das exportações sobre as importações – uns expressivos 96%. No mesmo período, o investimento alemão cresceu 200%, sobressaindo áreas de ponta como a indústria automóvel (com 7 centros de engenharia criados em Portugal), as energias renováveis e as soluções digitais.
“O momento definidor da relação luso-alemã foi a nossa presença, como país convidado, na edição deste ano da Hannover Messe, a mais relevante feira industrial do mundo. Tratou-se da maior ação de promoção económica no exterior empreendida por Portugal, com cerca de 110 empresas envolvidas”, explica o embaixador Francisco Ribeiro de Menezes.
Antes da capital alemã, Ribeiro de Menezes foi embaixador em Espanha, principal parceiro económico de Portugal, onde a atividade, em matéria de diplomacia económica, se centrou na promoção das empresas portuguesas no mercado espanhol em estreita articulação com as duas Câmaras de Comércio, em Lisboa e Madrid, e no reforço da posição privilegiada de Portugal como destino turístico para os consumidores espanhóis. Durante estes cinco anos e meio, sempre com indicadores crescentes em matéria de exportações de bens e serviços, foi possível reforçar os laços bilaterais em matérias tão relevantes como a cooperação transfronteiriça, o aproveitamento conjunto de recursos naturais partilhados e a diversificação e incremento da presença de grandes grupos empresariais portugueses em Espanha, o que contribuiu para o significativo aumento do peso das exportações no PIB nacional.
O prémio da CCIP é relativo a 2021 pelo facto de, no ano passado, não ter sido atribuído devido à pandemia. Ribeiro de Menezes foi distinguido nesta quarta-feira, dia 4 de janeiro, no Seminário Diplomático, que contou com a presença da ministra dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Annalena Baerbock.