Notícia-Reunião-Comercial-Helga

Os empresários portugueses sentem múltiplos desafios nas reuniões internacionais, seja pela cultura, domínio da língua ou dificuldade de negócios.

Desafiámos Helga Stewart a partilhar algumas dicas e sugestões práticas para a realização de uma reunião comercial bem-sucedida.

Helga Stewart é fundadora da Lead-Results e especialista na aceleração de vendas B2B. Responde aos desafios que a prospeção de novos clientes representa para os responsáveis pelo crescimento do negócio.

É a primeira e única especialista de vendas em Portugal certificada "Fellow" pelo Institute of Sales Management (ISM) do Reino Unido, o nível mais elevado de reconhecimento de excelência no setor.

Capacita empresários e profissionais comerciais, destacando-se pela sua abordagem prática. O seu know-how de uma experiência profissional on-the-job internacional de 21 anos traduz-se em perspetivas testadas, frescas e inovadoras e boas práticas certificadas pelos padrões de qualidade mais rigorosos internacionalmente.

Atualmente docente na Nova SBE Executive Education e Coordenadora Científica dos seus programas de Vendas B2B é também a Diretora Executiva do Nova SBE Sales Lab.

Conversa comercial

Existem diversos fatores que influenciam uma conversa comercial. Helga Stewart destaca o saber transmitir e comunicar com o cliente.
Durante a conversa é necessário escutar para perceber qual a realidade, riscos e os resultados que pretende alcançar. O foco da reunião deverá ser o problema (dor/necessidade) apresentado pelo cliente e a resolução do mesmo.

Desafios da reunião comercial

Os maiores desafios das reuniões virtuais passam pela dificuldade criar envolvimento, nomeadamente pelo baixo nível de atenção e os diversos elementos que podem ser fatores de distração por parte do cliente. Para evitar a situação é importante que a conversa seja moderada, diferenciadora, memorável e impactante!

Como conquistar a atenção

A atenção do cliente é fulcral e, para isso, é necessário adaptar e simplificar o discurso ao potencial cliente e manter o foco no tema da reunião. Deve manter em mente a necessidade de transmitir uma mensagem relevante e que gere confiança e segurança.

Otimizar o envolvimento

Estimular o envolvimento do cliente é muito importante para a realização de uma reunião comercial. A CEO da Lead Results partilhou algumas dicas, entre elas: a preparação da reunião através de um e-mail direcionado para o cliente e a criação de expectativa e controlo na reunião.

Linguagem Corporal

A linguagem corporal é um tipo de comunicação não-verbal, estando presente em gestos, postura e expressões faciais. A análise destes fatores relevante pois permite perceber o que o cliente está a sentir e adaptar o discurso ao momento.

Helga Stewart foi oradora na 7ª edição do Bootcamp Internacional, onde ministrou o workshop “Como fazer uma reunião comercial em diferentes cantos do mundo”. Descubra as dicas e sugestões práticas partilhadas pela oradora aqui.

 

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