jogos-olimpicos-2021-tokyo

É inquestionável o papel que os jogos olímpicos assumem no panorama internacional. Falamos do maior evento desportivo a nível global, de uma competição que estimula e agrega povos dos seis continentes.

Já referia Pierre de Coubertin, considerado o fundador dos jogos olímpicos da era moderna, “o importante não é vencer, mas competir. E com dignidade”.

Se pensarmos no evento propriamente dito, tratando-se da maior competição deste género a nível mundial, a logística associada à sua organização requer um esforço de milhares de pessoas e um planeamento extremamente rigoroso.

Um dos eixos de trabalho é garantir que todos os equipamentos necessários à competição dos atletas viajem para o país anfitrião, sem qualquer contratempo. Tendo 6 continentes a participar, falamos duma logística com um nível de complexidade que abrange todo o planeta. Neste sentido e para evitar atrasos e adversidades, torna-se essencial contar com mecanismos que facilitem todo este processo.

Se por um lado terá que ser assegurado que não existem atrasos nem contratempos, por outro, é crucial garantir que não teremos qualquer custo quando os bens necessários à competição entram no país que os recebe.

Desde há várias olimpíadas que a Câmara de Comércio contribui de uma forma eficaz para a chegada dos bens dos nossos atletas ao país anfitrião. Este contributo é assegurado através da emissão de um passaporte temporário de mercadorias (Carnet ATA), a utilizar nas alfândegas respetivas e que vai garantir que estão reunidas as condições aduaneiras para evitar qualquer problema ou cobrança de valores nestes casos.

Já sobejamente conhecido por diversas federações nacionais e atletas, é possível afirmar que nomes ligados à vela, jet-ski, remo, equitação, futebol, pesca submarina, entre outros, já utilizam este documento.

Estando em ano de olimpíadas, a CCIP deseja a todos os atletas participantes uma excelente competição e se possível, algumas medalhas para Portugal!

 

Autora: Sónia Morgadinho, Consultora ATA @ Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa

Saiba como fazer parte da rede da Câmara de Comércio

 

Torne-se nosso associado

 

Apresentação Câmara de Comércio