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12 áreas indispensáveis de conhecimento e prática

O acesso a ferramentas práticas e conhecimento que permitam ganhos de competitividade e o aumento de níveis de produção e vendas é crucial para que as pequenas e médias empresas possam diferenciar-se e ser mais competitivas no mundo atual.

É fundamental dotar as pessoas, e consequentemente as empresas, das ferramentas e competências necessárias para enfrentarem novos desafios, facilitarem os processos de mudança e promoverem a sua capacidade de adaptação e resiliência.

Esta aquisição de competências pode ser efetuada de várias formas, sendo que a formação executiva desempenha aqui um papel fundamental porque permite consolidar e experienciar os conhecimentos adquiridos, além da troca de experiências e partilha entre empresas de diferentes sectores e dimensão.

Conseguir uma visão 360º e holística do negócio é uma ambição de muitos gestores e que significa uma compreensão das dimensões culturais, processos e pessoas de uma organização, uma “imagem única” de componentes como estratégia, atividade, comunicação e informação, recursos disponíveis, liderança, entre outras, e as suas ligações.

Isto permite tomar decisões e perceber o seu impacto nas diferentes componentes da empresa, sem se perder a abrangência e o propósito.

Abaixo partilho 12 áreas de conhecimento e intervenção que poderão servir de base a um roadmap para os gestores conseguirem mais eficazmente esta visão única e abrangente do seu negócio:

1. Aquisição e consolidação e conceitos e princípios económicos que servem de suporte a boas práticas de gestão.

2. Agilidade organizacional: em muitas organizações, o desafio estratégico está na execução. Ou, seja, na tradução de linhas orientadoras em atividades, projetos, indicadores e atitudes.

3. Identificação do potencial de criação de valor de uma empresa e o modo como esta pode, através das suas decisões estratégicas, influenciar a sua rentabilidade.

4. Integração de ferramentas de planeamento estratégico, por forma a traduzir a estratégia em ação, construir um quadro conceptual de referência comum que apoie os colaboradores na sua atividade de gestão quotidiana.

5. Aposta nas competências de negociação que permitam encarar situações negociais, quer internas ou externas, com habilidade e capacidade de decisão.

6. Compreensão da linguagem contabilística, que é por excelência a linguagem dos negócios. No atual contexto organizacional, é fundamental dispor de conhecimentos que possibilitem aos mais diversos intervenientes na atividade económica estarem aptos a compreender e a usar informação de natureza económico financeira.

7. Implementação de um processo de transformação digital que vise impactar toda a organização e implique uma aculturação do processo por todos.

8. Construção de uma cultura positiva que gere estratégias mais eficazes, melhores resultados e mais talento. Esta combinação traduz-se em equipas e pessoas mais focadas, mais motivadas e mais resilientes, que lideram a mudança em vez de se limitarem a reagir a ela.

9. Aplicação de estratégias de comunicação e persuasão a situações comuns nas organizações, desde a linguagem de venda à criação de adesão interna.

10. Promoção de competências de gestão de equipas que levem ao seu alto desempenho, na perspetiva da sua contribuição para a performance global da organização.

11. Planeamento para a internacionalização e preparação para as especificidades de novos mercados e culturas.

12. Identificação das principais tendências do Marketing do Futuro e as suas implicações no marketing das PME.

 

Construir uma visão 360º do negócio não é uma tarefa fácil, mas com o apoio de duas entidades líderes nas suas áreas de atividade - Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) e Nova School of Business and Economics – é possível!

Em parceria, foi desenhada a Pós-Graduação em Gestão Aplicada para Gestores de PME, um programa direcionado para os desafios específicos das pequenas e médias empresas, com a garantia de qualidade da formação executiva para grandes empresas e um investimento competitivo e ajustado à sua realidade. Descubra aqui a jornada deste programa executivo.

 

Autor: Andreia Jotta, Diretora de Marketing e Comunicação

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