destaque-insight-2020-ccip

O Observatório Insight, promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) em colaboração com o E-Monitor, apresenta a sua quarta edição, disponibilizada gratuitamente.

 

Uma edição especialmente desenhada para compreender os impactos da "crise da Covid-19" na atividade das PME portuguesas internacionalizadas.

 

Desde a sua génese, em 2016, que o Insight pretende assumir-se como uma plataforma de conhecimento para compreender a realidade das PME internacionalizadas, as suas atividades de internacionalização e as perspetivas de desenvolvimento futuro.

" Esta é, provavelmente, a edição mais importante até ao momento porque estamos a viver uma fase crítica que veio alterar completamente a realidade das empresas."

Bruno Bobone, Presidente da CCIP

 

Num inquérito realizado em fevereiro de 2020 (cujos resultados nunca chegaram a ser apresentados), pouco antes do pico da pandemia na europa, o InSight confrontou-se com 90% das empresas internacionalizadas inquiridas a afirmarem que 2020 seria um ano positivo, ou muito positivo, ainda que desafiante face à crescente competitividade dos mercados internacionais.

 

O indicador de Mood evidenciava (à entrada de 2020) os valores mais elevados dos 4 anos de análise.

 

Em outubro, os resultados ilustram uma realidade totalmente distinta, passando-se de apenas 2% dos inquiridos a preverem uma quebra de atividade internacional, para 47% a anteciparem quebras em 2020 superiores a 10%. A realidade mudou de forma inequívoca e, com ela, mudaram as perspetivas de futuro!

 

O regresso a níveis de atividade 2019 demorará a concretizar-se e será um processo exigente. Se é verdade que a maioria das empresas (54%) projetam a recuperação total da atividade para 2021 ou 2022, importa ter em linha de vista o facto de que, para mais de 20%, a expectativa é a de que recuperação demore mais de 3 anos a concretizar-se (perspetivas que refletem a realidade de uma “Economia dos 90%” que muitos especialistas têm vindo a descrever).

Aceda gratuitamente ao estudo Insight

O futuro está a começar a ser construído com um otimismo ainda prevalecente! Da nossa parte fica a garantia que continuaremos a acompanhar a história e a apoiar as empresas neste caminho.

 

InSight-patrocinadores- 

Saiba como fazer parte da rede da Câmara de Comércio

 

Torne-se nosso associado

 

Apresentação Câmara de Comércio