Pedro Magalhães, responsável pela área internacional na CCIP, revela, em entrevista ao Dinheiro Vivo, que as empresas estão mais atentas e a procurar oportunidades em novos mercados.
Pedro Magalhães, Diretor de Comércio Internacional da CCIP, conversou com o Dinheiro Vivo sobre as dificuldades que as empresas exportadoras estão a enfrentar e do aumento da procura de serviços de apoio à internacionalização.
O Diretor de Comércio Internacional acredita que o tecido empresarial exportador está bem preparado para procurar oportunidades, mas salienta que fazer previsões no atual contexto é muito difícil.
“Portugal goza de uma imagem internacional em termos turísticos, empresariais e de credibilidade como há muitos anos não víamos e o investimento estrangeiro aqui, até à pandemia, atingiu valores recorde, pelo que temos todas as condições para uma recuperação rápida e sustentada. Mas vai ser preciso manter o foco na internacionalização e nas exportações (fazendo crescer a sua importância no PIB nacional) e captar o investimento estrangeiro e o capital de que precisamos, num quadro de concorrência internacional a que o nosso vice-presidente, Paulo Portas, ainda recentemente se referiu como muito exigente."
Pedro Magalhães aborda ainda a dificuldade que há em realizar Missões Empresariais presencialmente, apesar dessa ser a vontade das empresas. Reconhece que "o contacto pessoal é sempre diferente, gerador de confiança e empatia e garantia de que se conhece em maior detalhe a realidade de cada empresa envolvida", mas, assegura que, quando necessário as Missões Empresariais assumem o formato virtual para que as empresas possam concretizar as reuniões previstas.
Veja a entrevista completa ""Empresas procuram ainda mais" serviços de apoio à internacionalização"