UNIAPAC-Bruno-Bobone

Bruno Bobone é o primeiro português a liderar a Associação Mundial de Empresários Cristãos (Uniapac).

O presidente da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa e do Conselho de Administração do Grupo Pinto Basto tornou-se o primeiro português a presidir à Uniapac, associação fundada em 1931 em Roma, e que junta associações empresarias de 41 países representando mais de 55 mil empresários.

Bruno Bobone vai liderar a instituição durante um mandato de três anos, “tendo estabelecido como prioridade da sua presidência a defesa da gestão e do empreendedorismo como vocação nobre, centrada na realização da pessoa.

"Ser empresário significa ser capaz de criar riqueza. Mas só faz sentido criar riqueza se essa riqueza tiver um fim bom. E o fim bom é ser distribuída por todos aqueles que participam na criação dessa riqueza."

Em entrevista à Renascença e à Ecclesia, defende o conceito de salário digno e a participação dos trabalhadores nas grandes decisões das empresas, pede a desburocratização, mas defende a fiscalização e alerta que, face à pandemia, é preciso responsabilidade e razoabilidade, mas não se pode deixar o medo dominar.

Questionado sobre que medidas ou incentivos espera desta Orçamento para a situação em que vivemos, Bruno Bobone  diz ter "algumas dúvidas sobre as decisões que estão a ser tomadas relativamente à estatização excessiva de algum investimento. Acho que se devia acreditar mais nas empresas... Assim como as empresas não devem ter medo de promover, de motivar os seus trabalhadores, o Estado não pode ter medo de promover e motivar as empresas. Devia haver mais privados na evolução, na aplicação de todos estes valores orçamentais."

 

Veja algumas notícias sobre este tema:

“A vida normal tem de ser promovida e é preciso ter coragem para o fazer”

Bruno Bobone assume presidência da Associação Mundial de Empresários Cristãos

Saiba como fazer parte da rede da Câmara de Comércio

 

Torne-se nosso associado

 

Apresentação Câmara de Comércio