Com o objectivo de apoiar as empresas nos seus processos de acesso às medidas extraordinárias lançadas pelo Governo no âmbito do COVID-19, a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), em colaboração com o Ministério da Economia e Transição Digital, disponibiliza a partir de hoje, dia 7 de Abril de 2020, um Gabinete de Apoio às Empresas.
Esta estrutura vai permitir estabelecer uma relação de maior proximidade entre as empresas e o Ministério da Economia e Transição Digital, através da Câmara de Comércio que servirá de interlocutor no apoio e esclarecimento das dúvidas das empresas e reportará ao Ministério os resultados deste acompanhamento.
O gabinete de crise é aberto a todas as empresas e de forma gratuita. São disponibilizados dois canais de comunicação, o website e o telefone 213 224 056 (disponível nos dias úteis das 09h00 às 18h00). Para além da equipa da CCIP, o gabinete conta com o apoio da Yunit Consulting para matérias de investimento, financiamento ou sistemas de incentivos e ainda o apoio jurídico da sociedade de advogados Azeredo Perdigão & Associados.
Recorde-se que no último inquérito sobre o impacto do coronavírus na economia portuguesa, realizado pela CCIP, as empresas apontavam para dificuldades no acesso às medidas de apoio do Governo. Foi neste contexto que a CCIP apresentou a proposta de criação do gabinete ao Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital de forma a agilizar o acesso às informações necessárias e, consequentemente, ao conjunto de apoios disponibilizados para as empresas.