Employer-Value-Proposition

Uma Employer Value Proposition é, de modo geral, uma forma de expressar os benefícios e diferenciais para a carreira que os colaboradores conseguem obter ao trabalhar numa determinada empresa. A EVP é o que uma organização, de facto, oferece aos colaboradores em troca do trabalho que realizam, tal como o ordenado, plano de carreira e o próprio ambiente de trabalho. É também importante considerar para a construção de EVP quais são as promessas de valor inseridas na cultura organizacional.

Sendo assim, consideramos a EVP como a essência da empresa, tratando efectivamente do que a torna única e o que ela representa. É através da EVP que se identifica os principais motivos pelos quais as pessoas têm orgulho e motivação para trabalhar numa organização, como a visão organizacional pode ser inspiradora e o que diferencia a sua cultura das demais.

A EVP é uma abordagem que está totalmente centrada no colaborador e alinhada às estratégias organizacionais para a gestão de pessoas: reúne um conjunto de valências que são decisivas nas diferentes fases de gestão de colaboradores (e.g. atração, desenvolvimento, gestão de talento) que, num mercado competitivo, são decisivas para procurar garantir que existe o talento certo para a estratégia da organização.

Assim, a EVP parte do contexto mais real e intrínseco da organização (valores, cultura, objectivos da gestão, “propósito”) para aspetos facilmente operacionalizáveis (política retributiva, benefícios), outros mais relativos (desenvolvimento de competências, plano de carreira) e outros à mercê da perceção construída (reputação, integridade, responsabilidade social). Ora aqui já temos conceitos tão distintos como: entidade empregadora; chefias (e respetivos exemplos); recursos humanos; salário; expectativas de carreira; marketing (e respetivas perceções). E é isto mesmo… A Employer Value Proposition (EVP) abrange todas estas área que estão associadas à satisfação e motivação dos colaboradores, sendo o seu grande benefício.

Para que ter gestão mais eficaz e garantir que a organização se torne diferenciadora no mercado é necessário conhecer as metodologias e ferramentas de análise ao nosso dispor e os planos de implementação estratégicos adequados mediante o que os actuais e futuros colaboradores valorizam nas organizações.

A Psicotec e a CCIP estão a organizar uma formação de 16 horas dedicadas à Construção de Employer Value Proposition e Employer Branding.

Através desta formação será possível conhecer as ferramentas que poderão ser utilizadas para este fim. A construção de um EVP eficaz reforça também o conceito de marca empregadora. É através dele que as empresas apresentam a relevância no mercado para atuar como um factor-chave na atracção, compromisso e retenção de talentos.

 

Autor:

Pedro Franco e Eva Costa, Psicotec

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