Sabia que as Empresas mais “digitais” e com uma estrutura lean estarão melhor preparadas para o próximo triénio?
Veja as 5 dicas que preparámos a pensar nas PME.
1. Aproveite os concursos abertos
Existem mais de 10 concursos abertos. Pergunte-nos como podemos ajudar, através do nosso Gabinete de Apoio à Estratégia e Investimento, uma parceria com a YUNIT Consulting - a consultora de apoio a PME com as mais elevadas taxas de aprovação no mercado, em projectos submetidos.
2. Invista no omnicanal
Se tem produtos e serviços vendáveis online, aposte no e-commerce mas integrado com o “físico”. A diferença está em ter a melhor estratégia que cruze as duas existências (online e offline) entendendo e respeitando a chamada “jornada de compra do cliente”.
3. Aposte na transformação digital
O cliente já é digital e você? Os processos, pessoas e tecnologias em uso na empresa já o capacitam para as exigências deste tipo de cliente e garantem a sua vantagem competitiva num mercado cada vez mais global? A sua empresa é ágil e eficaz internamente, assim como no contato e suporte ao cliente?
4. Invista em comunicação e marketing Digital
O cliente alvo que pretende atingir é digital? Usa as redes sociais e a internet numa base diária? Este cliente está muito mais receptivo ao marketing online e às referências de outros consumidores ou de influenciadores. O marketing “tradicional” tem os dias contados. Já fez a mudança de paradigma?
5. Construa uma marca emocional
O cliente hoje é alvo de milhares de solicitações e de informação que é, na sua maioria, intoxicante e sem evidenciar a diferenciação da marca; por outro lado, as pessoas estão cada vez mais sensíveis a marcas emocionais que apelem, por exemplo, à ecologia ou à sustentabilidade. Também o respeito pelo “lado humano”, nomeadamente dos colaboradores, é uma boa aposta para a chamada “humanização da marca”.
Em relação ao primeiro ponto, interessa enquadrar melhor o âmbito da actuação do gabinete de apoio ao investimento das PME, através dos nossos parceiros de consultoria especializada na área, a YUNIT:
- Em primeiro lugar, recorrendo aos programas de apoio aos benefícios fiscais, interessa recuperar o esforço de investimento em 2019 na área operacional (através do RFAI) e na área de investigação & desenvolvimento (através do SIFIDE).
- Em segundo lugar, interessa garantir e reforçar a estrutura de capitais próprios, retendo lucros para investimentos futuros e recebendo apoios fiscais já no exercício fiscal de 2019 (através do DLRR);
Para além do referido, é importante saber que pode financiar, através de incentivos a “fundo perdido” e de empréstimos com bonificação total (de juros e encargos), as opções de investimento delineadas que visam a inovação de produtos, serviços ou processos (SI Inovação Produtiva).
Importante, igualmente, entender como acelerar as exportações, recorrendo a apoios da AICEP para a entrada ou reforço da presença nos mercados externos seleccionados (SI Internacionalização PME).
O detalhe sobre os programas de apoio assim como a natureza dos concursos abertos, poderão ser esclarecidos junto dos nossos serviços e do parceiro YUNIT.
Comece já hoje a trabalhar estas áreas. Fale com o Gabinete de Apoio à Estratégia e Investimento da CCIP, que assegura uma orientação especializada no âmbito das diferentes fases de transformação das empresas, nomeadamente: Consultoria estratégica, ao investimento, fiscal, inovação, I&D, Digital, certificações e muitas outras.
------------
* lean - O pensamento "lean" consiste num conjunto de princípios que visam simplificar o modo como uma organização produz e entrega valor aos seus clientes enquanto todos os desperdícios são eliminados. O ponto de partida é reconhecer que apenas uma pequena fracção do tempo e esforço de uma organização é convertida em valor. Após definido o valor de um produto ou serviço na perspectiva do cliente, todas as actividades que não acrescentam valor, devem ser eliminadas.