dicas-para-preparar-pme

Sabia que as Empresas mais “digitais” e com uma estrutura lean estarão melhor preparadas para o próximo triénio?

Veja as 5 dicas que preparámos a pensar nas PME.

 

1. Aproveite os concursos abertos

Existem mais de 10 concursos abertos. Pergunte-nos como podemos ajudar, através do nosso Gabinete de Apoio à Estratégia e Investimento, uma parceria com a YUNIT Consulting - a consultora de apoio a PME com as mais elevadas taxas de aprovação no mercado, em projectos submetidos.

 

2. Invista no omnicanal

Se tem produtos e serviços vendáveis online, aposte no e-commerce mas integrado com o “físico”. A diferença está em ter a melhor estratégia que cruze as duas existências (online e offline) entendendo e respeitando a chamada “jornada de compra do cliente”.

 

3. Aposte na transformação digital

O cliente já é digital e você? Os processos, pessoas e tecnologias em uso na empresa já o capacitam para as exigências deste tipo de cliente e garantem a sua vantagem competitiva num mercado cada vez mais global? A sua empresa é ágil e eficaz internamente, assim como no contato e suporte ao cliente?

 

4. Invista em comunicação e marketing Digital

O cliente alvo que pretende atingir é digital? Usa as redes sociais e a internet numa base diária? Este cliente está muito mais receptivo ao marketing online e às referências de outros consumidores ou de influenciadores. O marketing “tradicional” tem os dias contados. Já fez a mudança de paradigma?

 

5. Construa uma marca emocional

O cliente hoje é alvo de milhares de solicitações e de informação que é, na sua maioria, intoxicante e sem evidenciar a diferenciação da marca; por outro lado, as pessoas estão cada vez mais sensíveis a marcas emocionais que apelem, por exemplo, à ecologia ou à sustentabilidade. Também o respeito pelo “lado humano”, nomeadamente dos colaboradores, é uma boa aposta para a chamada “humanização da marca”.

 

Em relação ao primeiro ponto, interessa enquadrar melhor o âmbito da actuação do gabinete de apoio ao investimento das PME, através dos nossos parceiros de consultoria especializada na área, a YUNIT:

  • Em primeiro lugar, recorrendo aos programas de apoio aos benefícios fiscais, interessa recuperar o esforço de investimento em 2019 na área operacional (através do RFAI) e na área de investigação & desenvolvimento (através do SIFIDE).
  • Em segundo lugar, interessa garantir e reforçar a estrutura de capitais próprios, retendo lucros para investimentos futuros e recebendo apoios fiscais já no exercício fiscal de 2019 (através do DLRR);


Para além do referido, é importante saber que pode financiar, através de incentivos a “fundo perdido” e de empréstimos com bonificação total (de juros e encargos), as opções de investimento delineadas que visam a inovação de produtos, serviços ou processos (SI Inovação Produtiva).

Importante, igualmente, entender como acelerar as exportações, recorrendo a apoios da AICEP para a entrada ou reforço da presença nos mercados externos seleccionados (SI Internacionalização PME).

O detalhe sobre os programas de apoio assim como a natureza dos concursos abertos, poderão ser esclarecidos junto dos nossos serviços e do parceiro YUNIT.

 

Comece já hoje a trabalhar estas áreas. Fale com o Gabinete de Apoio à Estratégia e Investimento da CCIP, que assegura uma orientação especializada no âmbito das diferentes fases de transformação das empresas, nomeadamente: Consultoria estratégica, ao investimento, fiscal, inovação, I&D, Digital, certificações e muitas outras.


------------
* lean - O pensamento "lean" consiste num conjunto de princípios que visam simplificar o modo como uma organização produz e entrega valor aos seus clientes enquanto todos os desperdícios são eliminados. O ponto de partida é reconhecer que apenas uma pequena fracção do tempo e esforço de uma organização é convertida em valor. Após definido o valor de um produto ou serviço na perspectiva do cliente, todas as actividades que não acrescentam valor, devem ser eliminadas.

Saiba como fazer parte da rede da Câmara de Comércio

 

Torne-se nosso associado

 

Apresentação Câmara de Comércio