O Plano de Relações Internacionais para 2020 contempla a realização de cerca de 30 missões empresariais, com um foco fora dos mercados tradicionais de exportação portuguesa.

A diversificação dos destinos de exportação das empresas portuguesas é um claro objectivo da Câmara de Comércio, alinhado com as expectativas e desafios colocados pelo governo e pelas empresas exportadoras nacionais. Iremos realizar missões empresariais a destinos em franco crescimento e que já têm trazido resultados muito positivos a empresas portuguesas: México, Marrocos, Rússia, Costa do Marfim e Coreia do Sul.

Vamos também apostar em visitas a importantes Feiras Internacionais, com o objectivo de proporcionar aos empresários um acompanhamento personalizado nestas deslocações: Feira Arab Health no Dubai, Feira Prowein na Alemanha e Feira de Cantão na China. Tentaremos que um membro do governo nos acompanhe nestas deslocações e que dê um maior peso à comitiva.

Daremos continuidade aos seminários “Meet-the-Market”, que aprofundam a realidade económica e comercial de um determinado país, e às business clinics “One-to-One”, que consistem em sessões individuais e personalizadas entre as empresas e os nossos representantes locais de diversos mercados. Será também disponibilizado um serviço de consultoria individual e mentoring para empresas que estejam a iniciar os seus processos de internacionalização, bem como faremos workshops específicos com testemunhos e casos reais de empresas já internacionalizadas.


De acordo com Paulo Portas, Vice-Presidente da Câmara de Comércio, "o plano de internacionalização que todos os anos a CCIP aprova para servir os seus associados é um passaporte prático para que as empresas nacionais possam melhorar as suas exportações, estabelecer parcerias e continuar o caminho - o melhor caminho em economia global - para a sua internacionalização. O plano foi naturalmente construído a partir da experiência e do reporting de satisfação das empresas no ano que está a terminar. Procura, por isso, insistir em mercados mais tradicionais de sucesso, bem como abrir novas oportunidades, tendo em conta as geografias de crescimento e abertura às exportações." Tendo tido oportunidade de acompanhar pessoalmente algumas das missões realizadas este ano, Paulo Portas afirma que "muitas empresas reforçaram os seus contactos internacionais e as vendas em novos mercados, frequentando as missões que organizamos nas quais temos a preocupação de garantir as adequadas reuniões B2B. Também a partilha de experiências e oportunidades com outras empresas se revelou frutífera."

Faça download do Plano de acções internacionais para 2020.

Para mais informações contacte-nos internacional@ccip.pt

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