Domingos-Fezas-Vital

“O embaixador que pôs 3000 americanos em fila e à chuva para conhecerem Portugal”

Este é o título da notícia do Jornal Expresso que dá nota da eleição do Embaixador de Portugal nos Estados Unidos da América como Diplomata Económico do Ano. Conheça agora o percurso de Domingos Fezas Vital. 

 

O percurso

Domingos Teixeira de Abreu Fezas Vital nasceu em 27 de Setembro de 1958, em Luanda, Angola. Licenciado em Ciências Sociais e Jurídicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-graduado em Comércio Internacional pela Universidade Livre de Bruxelas, entrou na carreira diplomática em 1984.

Foi adjunto do ex-ministro dos Negócios Estrangeiros João de Deus Pinheiro, em 1987, e destacado para a Representação Portuguesa junto das Comunidades Europeias em 1989.

Trabalhou como assessor diplomático do antigo governador de Macau Rocha Vieira, em 1996. Mais tarde, em 2000, serviu como Cônsul-Geral em São Paulo, Brasil, e em 2002 foi nomeado Representante Permanente Adjunto na Representação Permanente junto da União Europeia (UE), em Bruxelas, onde representou Portugal nas negociações do Protocolo de Quioto.

Em 2006 foi destacado como assessor para as Relações Internacionais do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva. Em 2012 serviu enquanto Representante Permanente de Portugal junto da União Europeia, em Bruxelas, cargo que exerceu até ser nomeado Embaixador de Portugal em Washington, em Setembro de 2015.

 

O prémio Francisco Melo e Torres

Este galardão, que homenageia o prestigiado diplomata português do século XVII, visa premiar anualmente o chefe de missão diplomática que se tenha destacado pelo seu empenho pessoal no apoio à internacionalização das empresas portuguesas e na captação do investimento estrangeiro, contribuindo para o crescimento da economia portuguesa.


Para mais informações veja consulte a página do Prémio Francisco de Melo e Torres

Saiba como fazer parte da rede da Câmara de Comércio

 

Torne-se nosso associado

 

Apresentação Câmara de Comércio