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De acordo com o segundo relatório anual sobre a aplicação dos acordos comerciais, publicado no dia 31 de Outubro, os referidos acordos — que abrangem cerca de 70 mercados em todo o mundo — estão a demonstrar serem eficazes na eliminação dos obstáculos ao comércio e na promoção de normas rigorosas em matéria de protecção dos trabalhadores e do ambiente. No entanto, os exportadores europeus poderiam tirar ainda maior partido das oportunidades oferecidas pelos acordos em vigor.

O relatório, que abrange a evolução em 2017, mostra que o comércio efetuado ao abrigo dos acordos comerciais da UE em vigor continua a aumentar. Para citar alguns exemplos, as exportações da UE para a Coreia do Sul aumentaram mais de 12% no ano passado, as exportações para a Colômbia cresceram mais de 10% e as exportações da UE para o Canadá aumentaram 7 % nos nove meses subsequentes à entrada em vigor do acordo entre a UE e o Canadá (Fonte Comissão Europeia).

No que respeita à evolução das exportações portuguesas para estes mercados, no mesmo período, as exportações para a Coreia cresceram 20%, para o Canadá 17% e para a Colômbia tiveram um decréscimo de 3,1%.

 

Para mais informações

Relatório de execução dos acordos comerciais da UE

Anexo ao relatório: Documento de trabalho dos serviços da Comissão:

Ficha informativa

Acordos comerciais da UE

 

Ao longo de 2018, a Câmara de Comércio, para ajudar os empresas, no seu processo de internacionalização e de diversificação dos mercados de exportação, organizou 16 missões, 25 viagens individuais de negócios e diversos seminários para dar a conhecer as potencialidades e as especificidades de 15 mercados. Para 2019 estão já agendadas 29 missões empresariais a 27 mercados, entre os quais se destacam 8 mercados com os quais a UE estabeleceu acordos comerciais: Canadá; Chile; Colômbia; Coreia do Sul; Marrocos; México; Peru e Turquia. Para além destas missões a mercados que oferecem inúmeras oportunidades para as empresas expandirem as suas actividades, estão também programadas diversas acções para dar a conhecer o potencial de negócios em 22 mercados.

Para as empresas que pretendam expandir as suas actividades para mercados que não foram contemplados no plano de acções internacionais para o próximo ano, a Câmara de Comércio poderá organizar viagens de negócios com uma agenda de reuniões estabelecida em função do perfil e dos interesses identificados em cada mercado.

Conheça aqui calendário com as actividades de apoio à internacionalização das empresas.

 

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