Bruno Bobone

Bruno Bobone, Presidente da CCIP, escreveu, no jornal Público, um artigo de opinião dedicado a um dos maiores desafios globais das próximas décadas, a alteração do paradigma da energia.

No seu texto, Bruno Bobone refere que “é fundamental encontrar os caminhos viáveis para reduzir as emissões de carbono, garantindo o acesso universal e a segurança energética da população mundial”, nesse contexto é essencial que os governos assumam políticas de energia de longo prazo que respondam aos reptos da transição energética.

Ao longo do seu artigo, o Presidente da CCIP fala-nos da aposta que Portugal fez nas energias renováveis e da dependência energética do exterior. Sobre a pesquisa de petróleo ao largo da costa de Aljezur, considera que “a não realização desta sondagem significaria que o país se ia dar ao luxo de ficar na ignorância relativamente a um recurso ainda tão importante para as nossas vidas e com um imenso valor económico”.

Embora defenda “com convicção que este nosso país estude, avalie e explore a possibilidade da existência de petróleo, que nos poderá trazer a capacidade de fazer a transição para uma economia mais limpa”, Bruno Bobone põe como condição que a utilização da riqueza deste recurso seja dirigida, em exclusivo, para duas linhas de investimento: uma para a renovação energética e outra dedicada à investigação e desenvolvimento da economia do mar.

Veja o artigo completo aqui.

Saiba como fazer parte da rede da Câmara de Comércio

 

Torne-se nosso associado

 

Apresentação Câmara de Comércio