destaque-missao-russia

No final do mês de Abril (de 23 a 27), a Câmara de Comércio organizou uma Missão Empresarial à Rússia, que contou com a participação de 6 empresários portugueses, de diferentes sectores de actividade, acompanhados por João Paes Cabral, Director de Assuntos Europeus da CCIP.

Esta Missão teve a duração de três dias, nos quais foram realizadas 40 reuniões individuais que decorreram, na sua maioria, em Moscovo.

Para além das reuniões individuais, os empresários foram recebidos pelo Senhor Embaixador de Portugal em Moscovo, Paulo Vizeu Pinheiro, que ofereceu um jantar à delegação portuguesa, que contou também com a presença da Delegada da AICEP em Moscovo.

Enquanto maior país do mundo, e 12ª economia, a Rússia apresenta um mercado de 147 milhões de consumidores. Apesar da crise financeira, das sanções internacionais e da queda do preço do petróleo, a economia russa começou a recuperar em 2017, fruto em parte do aumento do consumo doméstico. A estabilização da economia deverá também permitir um crescimento continuado do investimento em 2018. A inflação continuará a cair, prevendo-se que ronde os 4,1% este ano, e o índice de preço deverá aumentar, bem como o valor das exportações. No ranking do Banco Mundial “Ease of Doing Business 2018” a Rússia ocupa o 35º lugar, num universo de 190 países.

A par destes factores positivos, o sucesso da Missão Empresarial à Rússia traduz as várias oportunidades que este mercado representa para as empresas portuguesas e que merecem ser exploradas!

Saiba como fazer parte da rede da Câmara de Comércio

 

Torne-se nosso associado

 

Apresentação Câmara de Comércio