moscovo-exportacoes

As exportações de Portugal para a Rússia, aumentaram em 2017 cerca de 23%, enquanto as importações cresceram 30%, ambos em comparação a 2016, refere o Jornal de Negócios.

Enquanto maior país do mundo, e 12ª Economia, a Rússia apresenta um mercado de 147 milhões de consumidores. A par da sua dimensão, é o 1º produtor mundial de petróleo, o 2º de gás natural, e o 5º de energia eléctrica, sendo ainda um dos principais exportadores de metais, como o aço e o alumínio primário.

Pela sua posição geoestratégica, extensão territorial, pela vasta riqueza em recursos naturais, principalmente energéticos, pelo desempenho económico das últimas décadas e pela dimensão do seu mercado, a Rússia tem-se tornado um alvo de interesse crescente para investidores internacionais. Em clara recuperação face à realidade dos anos 90, é hoje inegável a importância que a economia russa revela na economia e comércio mundiais e na atracção de fluxos de investimento.

 

A Rússia em breifing*:

- É a sexta maior economia do mundo

- Espera crescer até 4,3 triliões USD em 2019

- Tem o PIB per capita mais alto entre os países de BRICS

- No que diz respeito à exportação de produtos portugueses para a Rússia, os sectores que mais se destacaram, em 2017, foram: têxteis e sapatos, equipamentos e transportes, indústria quimica, alimentar e agricultura, madeira e metais.

* fonte: Optimistic

 

Conheça o caso real da F.Lima, apresentado na primeira pessoa durante o Zoom In: Rússia, um evento promovido pela CCIP.

Consultar a apresentação

 

Se procura um parceiro para alavancar a sua internacionalização para a Rússia, conte com a Câmara de Comércio e integre a Missão Empresarial a este mercado, que se realiza de 23 a 27 de Abril. Veja aqui o programa

 

Saiba como fazer parte da rede da Câmara de Comércio

 

Torne-se nosso associado