acordo-ue-china

A UE e a China assinaram, no dia 14 de setembro, um acordo bilateral que visa proteger, contra a imitação e a usurpação, 100 indicações geográficas europeias no mercado chinês e 100 Indicações geográficas no mercado europeu. Este acordo deverá trazer vantagens comerciais recíprocas e oferecer produtos de qualidade garantida a ambas as partes.

Na sequência da sua assinatura e uma vez aprovado no Parlamento Europeu, o acordo será oficialmente adotado pelo Conselho, devendo entrar em vigor no início de 2021.

Entre as 100 indicações geográficas protegidas incluem-se seis respeitantes aos seguintes produtos portugueses: Pera Rocha do Oeste, Vinhos do Alentejo, do Dão, do Douro, do Porto e Vinho Verde.

Quatro anos após a sua entrada em vigor, o acordo, abrangerá mais 175 indicações geográficas de ambos os lados, incluindo sete portuguesas: Azeite de Moura, de Trás - os – Montes, do Alentejo Interior, Vinho da Bairrada e Vinho da Madeira, Presunto de Barrancos /Paleta de Barrancos e Queijo S. Jorge.

O mercado chinês apresenta um grande potencial de crescimento para o setor de alimentação e bebidas. Em 2019, a China foi o terceiro destino de produtos agroalimentares da UE, atingindo 14,5 mil milhões de euros. A China é também o segundo destino das exportações de produtos da UE protegidos enquanto indicações geográficas, incluindo vinhos, produtos agroalimentares e as bebidas espirituosas, que representam 9% em valor (fonte: Comissão Europeia).

Os dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) revelam que as exportações portuguesas de produtos agrícolas e agroalimentares, para este mercado, totalizaram 75,7 milhões de euros em 2019. De acordo com dados mais recentes, de janeiro a março de 2020, as exportações alcançaram 17,1 milhões de euros.

 

Mais informações:

Lista das indicações geográficas europeias protegidas

Lista das indicações geográficas chinesas protegidas

Ficha de informação sobre o acordo

Comércio de produtos agroalimentares entre a UE e a China

Saiba como fazer parte da rede da Câmara de Comércio

 

Torne-se nosso associado