liderar-com-otimismo

Ser optimista nos dias que correm pode parecer uma tarefa impossível de concretizar. Contudo, se tem uma equipa a seu cargo para gerir, tem de encontrar a motivação certa para o fazer. Equipas desmotivadas, perdem o foco e diminuem a produtividade. Se quer ser um exemplo para a sua equipa, cultive o optimismo.

Ser optimista, é acreditar que existe sempre uma solução para cada desafio e que em conjunto, a equipa consegue lá chegar. Liderar no futuro não vai ser fácil, o futuro é incerto, pode trazer os maiores desafios, mas se acreditarmos que somos resilientes e capazes de contornar os mais variados dilemas, o mais certo é ficarmos mais fortes e unidos ao conseguirmos ultrapassá-los.

O optimismo é uma característica dos líderes carismáticos e cada vez mais, essencial na liderança de equipas. O optimismo pode ajudar a manter o foco e o rumo que a equipa deve seguir.

Mas atenção, ser um líder optimista não significa ser irrealista ou não enfrentar os factos menos positivos, significa antes, ter um olhar de esperança em qualquer que seja o cenário que a equipa ou a empresa esteja a enfrentar.

 

Em baixo, 4 estratégias que podem ajudar a manter o optimismo na liderança da sua equipa.

 

1. Evite mostrar decepção quando as coisas não correm como o esperado

Sejamos realistas, os contratempos existem e podem aparecer quando menos esperamos. Isso faz parte de qualquer negócio. Não desanime quando as coisas não correm como estava à espera, vença a decepção e oriente o seu foco para ultrapassar o contratempo. Se ficar decepcionado e não agir, a equipa vai seguir o seu exemplo.

Envolva a equipa na solução, pois as pessoas gostam verdadeiramente de ajudar e fazer parte da solução.

 

2. Cuide da sua energia e da energia da sua equipa.

Longas horas de trabalho, ambientes altamente stressantes, podem levar a um cansaço que pode afectar a sua energia e a energia da equipa.

Esforce-se para criar um equilíbrio saudável e manter bons hábitos na equipa.

Ninguém consegue ser optimista se não dormir bem, alimentar-se bem e sentir que tem as coisas sob controlo.

Mais uma vez, o líder é o exemplo que a equipa segue, por isso seja um bom exemplo de equilíbrio.

 

3. Cultive optimismo nos membros da equipa.

Quando o líder reconhece e agradece às pessoas individualmente pelos seus esforços e realizações, está a passar uma mensagem de que valoriza as pessoas da equipa.

O reconhecimento e um feedback positivo e encorajador podem fazer milagres na produtividade da equipa. Ninguém gosta de chefes rabugentos e mal com a vida, que deitam abaixo a autoestima das pessoas por tudo e por nada. Mostre que acredita neles e que está lá para os ajudar a fazerem cada vez melhor.

Pergunte-lhes “como é que eu te posso ajudar?” e ajude.

 

4. Melhore as suas habilidades de comunicação como líder.

Uma comunicação inspiradora pode ser a razão por que as pessoas querem ficar na sua equipa e estão dispostas a dar o seu melhor.

Se não tem naturalmente essa competência, procure desenvolvê-la, faça um coaching nessa área e com ajuda de um profissional, aprenda a comunicar com impacto. A equipa vai beneficiar muito com isso.

Aprenda a usar o storytelling na sua comunicação e a transmitir uma imagem do futuro mais optimista.

 

Promover o optimismo na equipa, não é ter excesso de confiança, é olhar para o futuro, com as lentes certas. É saudável para si, porque se sente melhor no dia-a-dia, para a sua equipa, porque tem um bom ambiente para trabalhar e para empresa que beneficia dessa energia que se converte em resultados.

 

Ainda existem dúvidas desse lado?! 😊

 

Autora

anabela-chastreAnabela Chastre
Autora e Coach na área da Liderança e Comunicação

Licenciada em Comunicação, Pós-graduada em Gestão Estratégica de Recursos Humanos e Mestre em Politicas de Desenvolvimento de Recursos Humanos, pela Universidade de Lisboa.

É Certificada Internacionalmente em Life Coaching, Executive Coaching e Strategic Mentoring.

Tem 20 anos de experiência na área da Formação Comportamental e Coaching executivo, entre Portugal, África e Brasil.

É Docente Universitária, Oradora Internacional e Autora de 3 livros sobre Liderança Pessoal e de Equipas.

É gerente da empresa Atitude Certa – Formação e Coaching na Lusofonia e Presidente Cimeira Lusófona de Liderança.
Acredita que ter a Atitude Certa é dar o melhor a cada segundo em tudo o que se faz e é com esse propósito que vive e trabalha!

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