formacao-de-adultos

Felizmente a visão sobre a formação, refiro-me à formação como o instrumento ao serviço do desenvolvimento das pessoas e das organizações, tem vindo a melhorar e a ser reconhecida/valorizada pelas empresas.

Há uns dias ouvi a Emília Silva (H@W - Happiness at Work.pt) dizer que a visão da formação está a deixar ser “aquela coisa aborrecida” em que as pessoas vão assistir a uma formação, com a qual não se identificam mas que foram “convidadas” a ir só porque sim ou porque na visão de alguém fazia sentido aquela pessoa ir.

Formar adultos é algo complexo e está em constante mutação. Se há 20 anos atrás formávamos pessoas sentadas numa sala todas viradas para um formador/professor, hoje elas estão sentadas num banco de metro ou de jardim a assistir a uma sessão assíncrona sobre um determinado tema.

Temos que estar conscientes que pessoas válidas, com boas competências e adaptadas à realidade são o mais importante, sobretudo neste mundo cada vez mais VUCA (volatil, incerto, complexo e ambiguo).

As empresas hoje olham a formação como um meio para a gestão de talento e como alavanca para o seu crescimento e desenvolvimento e a Rita Catarino (Senior Consultant da Hays Portugal), numa das suas afirmações a propósito dos resultados divulgados no Guia de Mercado Laboral 2020, recentemente publicado, diz que “As empresas têm dado mais importância à gestão do seu capital humano, pois necessitam de desenvolver competências e de formar profissionais com melhores skills e expertise”.

Resumidamente, Formação de Adultos, é:

  • Gerir pessoas e equipas;
  • Gerir expectativas, as do formando, as do seu diretor e em última instância as do CEO;
  • O desafiarmo-nos diariamente em encontrar a melhor solução de formação para aquela pessoa, para que ela se sinta motivada, que vista a camisola e que venda a sua marca/empresa
  • Perguntar à Rita, ao André e à Maria “que formações gostavas de fazer este ano?” e com base nessa informação desenhar o (seu) plano de formação.

 

Autor:

Cátia Moura

Gestora de Formação
Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa

Saiba como fazer parte da rede da Câmara de Comércio

 

Torne-se nosso associado