A cibersegurança está cada vez mais presente nas prioridades das empresas. No entanto, é um tema que normalmente envolve elevados investimentos em termos de soluções e sistemas de segurança, formação e recursos, não estando, por isso, ao alcance da grande maioria das empresas portuguesas.
A Contisystems, uma empresa que atua no desenvolvimento de soluções de pagamento e de gestão de comunicação com clientes, é um processador de dados sensíveis e trabalha já há várias décadas com entidades fortemente reguladas como o sector da banca e dos seguros. Nesse contexto, tem vindo a desenvolver fortes competências e aptidões ao nível da cibersegurança.
Foi neste sentido que a Contisystems decidiu dar uso ao seu know-how nesta matéria e pô-lo ao serviço das empresas nacionais que não têm dimensão que justifique a constituição de um departamento de cibersegurança.
Assim nasceu a marca CyberAdvisor.
O que podem as PME portuguesas ganhar com isto?
Ao recorrer aos serviços do CyberAdvisor as PMEs podem ter perceção dos riscos a que estão expostas e identificar rápidos pontos de melhoria, que não requerem necessariamente grandes investimentos, e que lhes permitirão uma significativa mitigação dos riscos.
Estar consciente dos riscos é já um passo enorme em termos de cibersegurança. O desconhecimento deixa a gestão de uma empresa tranquila, mas apenas até ao dia em que uma vulnerabilidade é explorada e põe em causa todo o negócio construído. Ao tomar consciência das vulnerabilidades e dos riscos, as empresas têm oportunidade de os analisar, e escolher quais devem aceitar e quais têm de ser mitigados.
Que serviços oferece o CyberAdvisor?
O CyberAdvisor é suportado numa equipa com diferentes níveis de atuação no âmbito da cibersegurança, o que se reflete em diferentes tipos de serviço, que se adaptam às necessidades de cada empresa:
-
Cybersecurity Domain Scan
Consiste numa avaliação rápida, com base em dados públicos disponíveis na internet sobre a empresa em causa, e usando como referência um conjunto de vetores de risco identificados como relevantes para a empresa.
-
Cyber Risk Mitigation
É o programa mais completo, e que pode ser personalizado de acordo com as necessidades de cada negócio. Por norma, inicia-se este plano com uma avaliação completa da maturidade de cibersegurança da empresa. Após identificadas as principais vulnerabilidades, é proposto um plano de ação priorizado, em conjunto com a empresa. É ainda feito um acompanhamento, passo a passo, da implementação deste plano, para que as vulnerabilidades sejam controladas ou mitigadas da forma mais adequada ao contexto em questão. E porque as pessoas são uma peça fundamental na adequada gestão de riscos de cibersegurança, são ministradas ações de formação e informação em todas as etapas deste processo.
-
Vulnerability & Threat assessment
Trata-se de uma avaliação das vulnerabilidades, sejam elas tecnológicas ou não, que constituem riscos para a empresa.
-
Cybersecurity Policy
Baseia-se no desenho de políticas e procedimentos ajustadas ao contexto, ao negócio e à realidade de cada empresa, para suportar a cibersegurança.
Porque é tão importante avaliar rapidamente a cibersegurança da sua empresa?
Se os seguros de cibersegurança são de grande utilidade, a verdade é que eles não previnem incidentes, apenas minimizam o impacto financeiro que lhes está associado. E é habitual que, para a realização deste tipo de seguros, existam pré-requisitos que a organização deve demonstrar em termos de segurança de informação.
Recorrer a este tipo de consultoria torna a empresa consciente do seu nível de exposição ao risco, e da forma como conseguirá geri-lo, encontrando as melhores estratégias para proteger os seus ativos de informação.
É também cada vez mais frequente que grandes empresas exijam aos seus fornecedores garantias ao nível da cibersegurança, seja através de ratings ou processos de qualificação e avaliação.
O CyberAdvisor poderá ajudar as empresas a prepararem-se, para que nenhum negócio fique posto em causa por este motivo.
Solicite um contacto e rapidamente poderá ser concretizado um Domain Scan que lhe dará visibilidade dos riscos ao nível público a que está exposto a fim de os poder gerir adequadamente. Numa fase posterior, se considerar que se justifica, poderá solicitar um projeto de Cyber Risk Mitigation que envolverá uma análise mais profunda.
Não adie, o seu negócio merece estar protegido, e não pode parar.
Para saber mais sobre este serviço e pedir um contacto vá a https://cyberadvisor.pt/