Design sem nome 8  

Accesss2Markets - Portal de Informações Comerciais

A Comissão Europeia introduziu, em maio, novas funcionalidades no Portal “Access2Markets”, que disponibiliza informação sobre direitos e impostos, procedimentos aduaneiros, requisitos aplicáveis aos produtos e estatísticas de comércio internacional para mais de 120 destinos de exportação.

Esta ferramenta ”online” visa ajudar as PME a negociar para países fora da União Europeia, a obter informação sobre acesso a mercados de exportação, produtos e matérias-primas de que necessitam para crescer e manterem-se competitivas e, também, a tirar o máximo partido dos acordos de livre comércio da UE.

No novo Portal está agora disponível a funcionalidade “o meu assistente comercial” para serviços e investimentos. Fornece informações sobre os requisitos que as empresas da UE devem cumprir para poderem exportar os seus serviços para fora da UE. Estão atualmente disponíveis informações sobre a prestação de serviços nos setores jurídico e marítimo do Canadá e do Reino Unido. Serão gradualmente acrescentados mais setores e países.

Esta plataforma online integra também uma funcionalidade que permite às empresas exportadoras fazerem uma autoavaliação dos cumprimentos das regras de origem pelos seus produtos, no âmbito dos acordos comerciais com mais de 70 países e regiões do mundo.

As empresas podem ainda apresentar casos concretos de obstáculos relacionados com o acesso aos mercados ou incumprimento das regras de sustentabilidade relacionadas com o comércio e o desenvolvimento sustentável, para que a Comissão Europeia possa analisar a denúncia, identificar o problema reportado e desenvolver as ações tidas por relevantes.

Saiba mais sobre esta ferramenta de apoio às PME aqui

Saiba como fazer parte da rede da Câmara de Comércio

 

Torne-se nosso associado

 

Apresentação Câmara de Comércio