imagem noticia bootcamp 
Nos dias 10 e 11 de março, tivemos casa cheia, na sede da CCIP, para mais um Bootcamp de Marketing Digital, encontro anual sobre as principais tendências de marketing.

Durante duas manhãs, reunimos 27 profissionais reconhecidos da área do marketing com o objetivo de partilhar experiência e conhecimento. Foram momentos de debate, apresentações com relevância e conversas enriquecedoras sobre os principais temas que marcam a atualidade.

Isabel Corte Real, Diretora de Marketing da CCIP e Host do evento deu as boas-vindas aos participantes desta 10ª Edição.

Nas suas palavras de abertura, João Pedro Guimarães referiu que os temas escolhidos para este Bootcamp foram pensados para ir ao encontro das tendências atuais e ser de grande relevância e interesse para os participantes.

Catarina Barradas, Brand Global Unit Director da EDP, foi a Keynote Speaker do tema de abertura Marcas e Sustentabilidade, ficando claro que a Sustentabilidade tem um papel cada vez mais relevante na estratégia das marcas: “A Sustentabilidade já não é uma opção”, acrescentando que “As marcas que têm a sustentabilidade no seu ADN têm melhor performance”.

“Propósito, valores, missão, onde estão as fronteiras entre estes contextos?”, lançou o mote para o primeiro painel do dia: O Marketing com Propósito. Moderado por Inês Simas - CEO & Founder do Departamento de Marketing, contou com a participação de Cristina Maia - Marketing Director da METRO/MAKRO Cash & Carry, de Teresa Burnay, Marketing e Media Director da Unilever e de Tiago Soeiro, Brand Activation, Sponsorships and Content Manager Continente - Sonae MC. Foi transmitido de forma consensual pelos presentes, que todas a marcas têm que ter um propósito e este propósito tem que vir do topo e começar de dentro para fora.

No 2º Painel Criar conteúdos - what else is new?, a capacidade de contar boas histórias, de uma maneira relevante, pode fazer a diferença para passar a mensagem de uma marca e chegar aos consumidores. Construir conteudos genuínos, credíveis, sucintos e autênticos. O painel foi moderado por Luís Freitas - Owner da Joker Strategic Advisory, com os importantes contributos de Ana Oliveira - Head of Marketing Samsung, de Andreia Jotta - Diretora de Marketing Yunit, de Bruno Jorge - Head of branded content TVI e de Carolina Patrocínio - Apresentadora de televisão, influencer, criadora de conteúdos e empresária.

Encerrámos o 1º dia com a intervenção de Alexandra Machás e Susana Coerver, da SCOPEN Agency, com o tema Innovation Scope - Inovação, Sustentabilidade, Sociedade.

O segundo dia do Bootcamp começou com paixão. Mafalda Monteiro, Senior Digital Brand Manager e Vânia Vaz, Senior Brand Manager do Sporting Clube de Portugal foram as keynote speakers do tema As Marcas e as grandes Paixões. "Content is fire. Digital is Gasoline" foi uma frase que marcou a apresentação.

A estratégia Omincanal, o complemento entre o digital e o físico e as experiencias em todos os canais e espaços marcou o debate do 1º Painel do 2º dia: E-commerce: tendências e desafios.  Com a moderação de Sandra Alvarez - General Manager da PHD Media, participaram Miguel Vicente - CEO da Made2Web, Inês Condeço - Diretora de Marketing da Fnac,  Alberto Pimenta - Diretor de e-commerce dos CTT e Alberto Lançós - E-commerce Sales Cordinator na DHL. 

Marco Gouveia, consultor e formador de referência nacional em Marketing Digital, moderou o painel seguinte: Digital - para as pessoas, pelas pessoas. A mudança nos padrões de consumo provocado pela pandemia trouxe grandes desafios às empresas organizadoras de eventos. O digital teve um papel fundamental e permitiu consumir cultura mas o regresso ao presencial é o mais desejado por todos. Contribuiram para este importante debate, Ana Paulo - Business Development Manager da Fado in a Box, Filipa Nascimento - Head of Marketing Altice Arena e Nuno Santana - Owner da Niu Brand Activation.

No último panel do dia, Data Driven Marketing, com a participação de Teresa Virgínia - CMO & PR Lead Microsoft Portugal e Fabricio Nobre - Partner da Widepartner e moderação de Diogo Ferreira da Costa - Partner da Lift Consulting, falou-se das possibilidades infinitas que a tecnologia e o mundo dos dados proporciona aos marketers.

O evento terminou com a apresentação do estudo “IDC FutureScape: Worldwide Chief Marketing Officer 2022 Predictions”, por Gabriel Coimbra. da IDC.

O nosso agradecimento aos parceiros desta 10ª Edição. A Mais Meios que ofereceu brindes personalizados, a Suporte Rápido e a CBCatering!

Conheça as perspetivas sobre as tendências de marketing para 2022 de alguns dos oradores que estiveram presentes e faça o download do E-Book Tendências de Marketing 2022 - A Visão dos Responsáveis de Marketing, publicado pela CCIP.

"Foi a 1ª vez que participei e considero estas iniciativas essenciais pois são um espaço privilegiado para ouvir pessoas que sabem do que falam e partilhar experiências (A qualidade dos oradores é essencial). Este tipo de evento atribui à CCIP uma imagem de organização dinâmica e adaptada ao que hoje se espera de uma Instituição desta natureza. Parabéns!"

           Participante 10ª Edição

Saiba como fazer parte da rede da Câmara de Comércio

 

Torne-se nosso associado

 

Apresentação Câmara de Comércio