Noticia Internacional

De maneira a percecionar os desafios e oportunidades na internacionalização das empresas portuguesas para 2022, a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), elaborou um questionário que esteve disponível online durante os dois primeiros meses de 2022 e que passamos a analisar:

Contámos com a participação de mais de 350 empresas portuguesas exportadoras. Este inquérito teve uma abrangência territorial de norte a sul do país com empresas das mais diversas dimensões e volumes de faturação.

Constatámos que 77% das empresas preveem para 2022 um crescimento no orçamento destinado às ações comerciais focadas em mercados externos. Neste âmbito, a CCIP é a entidade externa a quem mais recorrem para entrada em novos mercados, sendo que, 82% das empresas consideram que as Missões Presenciais e Agendamento de Reuniões Customizadas são as metodologias mais eficientes na prospeção de novos mercados e de alcance dos seus objetivos. Cerca de 70% pondera recorrer a fundos individuais para a internacionalização, sendo que os serviços da CCIP são enquadráveis nestes projetos.

Mais de metade das empresas está alerta para as dificuldades/barreiras que enfrentarão durante este ano, derivadas, entre outras, pelo aumento do custo das matérias-primas e problemas logísticos. No entanto, acreditam que perante estas dificuldades poderão advir oportunidades de negócio, como o crescimento na procura de fornecedores alternativos que estejam mais próximos geograficamente, de maneira a reduzir custos de transporte e tempos de entrega.

No que respeita à Documentação Internacional, as empresas portuguesas demonstram ter conhecimento dos serviços oferecidos pela CCIP, líder nacional na emissão dos Certificados de Origem e Carnet ATA. Mais de 99% das empresas que reuniram com a nossa equipa, diz ter ficado esclarecido sobre as funções e de como/quando pedir essas autenticações.

Estamos disponíveis para lhe explicar em detalhe como podemos ajudar a sua empresa com contactos de qualidade a nível internacional, que permitam alavancar os seus negócios. Consulte o nosso Plano de Ações Internacionais, bem como os links com testemunhos dos nossos clientes.

 

 ADEGA MAE - CI video 1         Video 2 - internacional

Saiba como fazer parte da rede da Câmara de Comércio

 

Torne-se nosso associado

 

Apresentação Câmara de Comércio