MicrosoftTeams-image 3 1

A Câmara de Comércio dá a conhecer a sua proposta para a internacionalização das empresas portuguesas que procuram iniciar ou diversificar a sua atividade externa em 2022.

O plano contempla a realização de 46 missões empresariais, entre o formato presencial e virtual, com um foco principal fora dos mercados tradicionais de exportação portuguesa.

A diversificação dos destinos de exportação das empresas portuguesas é um claro objetivo da Câmara de Comércio, alinhado com as expectativas e desafios colocados pelo governo e pelas empresas exportadoras nacionais. Neste sentido iremos realizar missões empresariais presenciais e virtuais a destinos em franco crescimento e que já têm trazido resultados muito positivos a empresas portuguesas, casos do México, de Marrocos, da Rússia, da Costa do Marfim e dos Emirados Árabes Unidos, por exemplo.

Uma das principais novidades para 2022 será a criação de 4 clusters de empresas portuguesas dos setores Têxtil e Calçado, Tecnologias de Informação, Alimentar e Bebidas e Metalomecânica, de forma que as empresas destes setores possam abordar os mercados internacionais de forma conjunta e direcionada.

Vamos continuar com os seminários “Meet-the-Market”, totalmente em formato Webinar – 100% online e 100% gratuito - que aprofundam a realidade económica e comercial de um determinado país, e nas business clinics “One-to-One, que consistem em sessões individuais e personalizadas entre as empresas e os nossos representantes locais de diversos mercados – também em formato 100% online.

Numa perspetiva de constante inovação e adequação às necessidades das empresas, continuará a ser disponibilizado um serviço de consultoria individual e mentoring para empresas que estejam a iniciar os seus processos de internacionalização.

Teremos um conjunto de ações de formação para a Internacionalização, com sessões práticas e especificas sobre as temáticas que envolvem os processos de internacionalização.

A Câmara de Comércio conta com uma parceria com a Caixa Geral de Depósitos para suas iniciativas de apoio à internacionalização, com um foco especial na Rede das Câmaras de Comércio Portuguesas. Contamos, assim, com o apoio estratégico do único banco do mundo presente em sete países de língua portuguesa, que nos tem apoiado no trabalho de sensibilização das empresas portuguesas para as principais "ferramentas" e operações bancárias a utilizar no comércio internacional.

O plano foi construído a partir da experiência e do reporting de satisfação das empresas que participam nas ações que a Câmara de Comércio organiza. Procura, por isso, reforçar mercados mais tradicionais de sucesso, bem como abrir novas oportunidades, tendo em conta as geografias de crescimento e abertura às exportações.

De acordo com Paulo Portas, Vice-presidente da Câmara de Comércio, “o plano de internacionalização que todos os anos a CCIP aprova para servir os seus associados é, como costumo dizer, um passaporte prático para que as empresas nacionais possam melhorar as suas exportações, estabelecer parcerias e continuar o caminho - o melhor caminho em economia global - para a sua internacionalização. Em 2022, o regresso ao comércio internacional vai ser mais necessário do que nunca, para recuperar a economia.”

Pedro Magalhães, Diretor de Comércio Internacional da Câmara de Comércio vê com muito otimismo 2022: “Tendo em conta as enormes incertezas que vivemos este ano, preparámos um plano ambicioso e que procura responder às necessidades das empresas exportadoras nacionais, que pretendem alavancar os seus negócios a nível internacional. Acreditamos que 2022 será um ano de muita atividade internacional, com os resultados que todos desejamos”.

Quer começar hoje mesmo a impulsionar o seu negócio além-fronteiras?

Consultar o plano de ações internacionais para 2022

 

A equipa de comércio internacional da CCIP está ao dispor das empresas portuguesas.
Fale connosco!

Email: internacional@ccip.pt
Telefone: +351 213 224 050

Saiba como fazer parte da rede da Câmara de Comércio

 

Torne-se nosso associado

 

Apresentação Câmara de Comércio