pvwtinsa-jose-manuel-morgado

A PVW TINSA, líder da atividade de avaliação imobiliária em Portugal, tem acompanhado de forma direta o comportamento do mercado nacional e também nas restantes localizações geográficas onde o grupo está presente.

A nossa percepção direta é que em Portugal (e na maioria dos 18 países onde estamos a nível mundial) o mercado imobiliário resistiu de forma mais saudável e contrária às várias expectativas fortemente negativas que muitos previam.

Até à data não se tornou realidade o que muitos temiam de drásticas e generalizadas perdas de valor e estamos a notar um regresso à normalidade do mercado.

Muitos investidores com base neste comportamento viram reforçado o seu interesse no imobiliário como fonte segura e alternativa de aplicação de capital

Aquilo que temos observado nos últimos meses é uma normalização crescente com estabilização do mercado na maioria dos sectores (mercado residencial e de logística liderando o processo).

Os ativos ligados à exploração turística poderão inclusive vir a receber procura proveniente de mercados alternativos onde a segurança sanitária levantará alguns receios a curto e médio prazo.

Muitas empresas (algumas não do sector mas com ativos em balanço) estão também a reavaliar os seus ativos no sentido de transmitirem uma imagem de maior solidez das suas empresas junto da banca, acionistas e a todos as partes interessadas.

Ainda é cedo para conclusões definitivas mas a resiliência do imobiliário é o que tem vindo a ser observado de forma directa nos últimos meses e sendo que as expectativas são positivas a médio e longo prazo.

 

José Manuel Morgado
Managing Partner

www.pvwtinsa.pt
Linkedin

Saiba como fazer parte da rede da Câmara de Comércio

 

Torne-se nosso associado

 

Apresentação Câmara de Comércio