Internacionalização

Ações de internacionalização da Câmara de Comércio (CCIP) com muita procura em 2021.

O primeiro semestre de 2021 terminou e fazemos um balanço muitíssimo positivo de todas as atividades realizadas pela CCIP no apoio à internacionalização das empresas portuguesas.

Depois de uma primeira e natural fase de adaptação, pós início de pandemia, verificamos agora, em 2021, uma muito maior estabilidade e um claro retorno das empresas portuguesas aos projetos de investimento na internacionalização – e de uma forma mais sustentada.

Entre janeiro e junho levámos a cabo, na CCIP, 15 Missões Empresariais, sendo que, destas, 5 foram presenciais e as restantes virtuais. Acompanhámos 40 empresas no seu processo de internacionalização em 16 geografias diferentes. Para melhor contextualizar, importa ter presente que, durante todo o ano passado, realizámos 16 Missões Empresariais (“apenas” mais uma do que em metade deste ano).

Realizámos também, neste primeiro semestre, 33 consultorias individuais em 27 países, possibilitando que inúmeras empresas conseguissem estar frente a frente com importadores, distribuidores e/ou cliente final. Os resultados já se fazem sentir e muitas destas empresas já estão a fazer mais negócios a nível internacional.

Dos vários países onde se desenrolaram as nossas ações, destacamos a Alemanha, os Emirados Árabes Unidos, Israel, a Polónia, o Egipto, o Panamá e Singapura. Estes foram os países mais solicitados pelos nossos clientes, muito devido às suas características económico-sociais e oportunidades presentes nesses mercados.

Nos primeiros seis meses do ano, a CCIP foi assim responsável por agendar mais de 300 reuniões entre empresas portuguesas e empresas estrangeiras, tanto B2B como B2C.

Para além destes factos, e devido às limitações em que vivemos hoje em dia, na CCIP apostámos em realizar vários eventos online, com o intuito de continuarmos próximos e mantermos o contacto com os nossos parceiros e clientes. Foram 21 ações que tiveram a participação de mais de 1.200 empresários. Estas iniciativas, sempre relacionadas com a temática da internacionalização, tiveram o formato de Meet-the-Market - seminário onde as empresas recebem um conjunto de informação e contexto económico sobre cada mercado e das oportunidades existentes; de Export Mentoring - onde fazemos o diagnóstico da atividade das empresas e o aconselhamento personalizado para a internacionalização; e, ainda, os One-to-One - onde as empresas têm a oportunidade de falar individualmente com um consultor local da CCIP sobre as oportunidades de entrada no mercado em questão.

Para o 2º semestre de 2021 a CCIP espera um aumento significativo das ações internacionais, já confirmado pela muita procura que estamos a ter neste momento!

Conheça as próximas ações internacionais da CCIP através da consulta do Plano de Ações Internacionais 2021

Venha connosco internacionalizar a sua empresa!

Saiba como fazer parte da rede da Câmara de Comércio

 

Torne-se nosso associado

 

Apresentação Câmara de Comércio