UE-India-reuniao-dirigentes

Durante a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia decorreu, no dia 8 de maio, por videoconferência, uma reunião de dirigentes da UE e da Índia com o objetivo de aprofundar as potencialidades existentes entre ambas as partes, em particular ao nível da cooperação, do comércio e do investimento.

Por ocasião desta reunião os dirigentes UE-Índia celebraram uma Parceria de Conetividade abrangente, confirmando o seu empenho em colaborar no apoio a uma conetividade resiliente e sustentável, tanto na Índia como noutras regiões e países terceiros, incluindo em África, na Ásia Central e no Indo-Pacífico.

Esta reunião veio dar um novo impeto às relações económicas e comerciais bilaterais, tendo sido acordado:

  • Retomar as negociações conducentes a um acordo de comércio livre;
  • Encontrar soluções para questões pendentes relativas ao acesso ao mercado;
  • Encetar negociações sobre um acordo autónomo de proteção de investimentos;
  • Encetar negociações sobre um acordo relativo às indicações geográficas.

 

A UE é um dos principais parceiros comerciais e investidores estrangeiros da Índia.

O comércio bilateral de bens e serviços (2019) totalizou 110,4 mil milhões de euros, enquanto o Investimento Direto Estrangeiro (IDE) acumulado ultrapassa 75 mil milhões de euros. Cerca de 6.000 empresas da UE estão presentes na Índia, fornecendo emprego direto e indireto a cerca de 6,7 milhões de pessoas.

No contexto do comércio internacional português a Índia, ocupa o 40º lugar no destino das exportações portuguesas de bens e serviços que, em 2020, alcançaram 747 milhões de euros. De acordo com os dados mais recentes, do Instituto Nacional de Estatística, 800 empresas portuguesas exportam para este mercado.

Em paralelo, a CCIP em colaboração com a EUROCHAMBRES, o India IP SME Helpdesk e o Business Support to the UE-India Policy Dialogue, organizou, no dia 4 de maio, o webinar “PME Europeias a Caminho da Índia: Propriedade Intelectual, Oportunidades de Negócios e Desafios”.

Este evento online teve por objetivo dar a conhecer às empresas a melhor estratégia para proteger a sua Propriedade Intelectual ao fazer negócios na Índia, com foco especial na proteção jurídica da inovação, bem como as oportunidades de negócio disponíveis e o apoio oferecido às empresas, em particular nos setores do meio ambiente, da urbanização, da energia e alterações climáticas e das tecnologias de informação e comunicação.

 

Infografia: Relações comerciais UE-India 

Principais resultados da reunião dos dirigentes da UE e da India

Webinar “PME Europeias a Caminho da Índia: Propriedade Intelectual, Oportunidades de Negócios e Desafios”

Saiba como fazer parte da rede da Câmara de Comércio

 

Torne-se nosso associado

 

Apresentação Câmara de Comércio