A Comunicatorium apresentou, no dia 22 de Fevereiro, "Como medir a comunicação em 6 passos", no âmbito dos eventos A2A Know How e Boas Práticas.
6 passos analisados
- A importância de medir os resultados da comunicação empresarial
- A estratégia para uma comunicação integrada
- O propósito das iniciativas da comunicação empresarial
- As metas para o sucesso e o processo de medição
- Métricas e KPI’s. Como medir o intangível
- Calcular o retorno do investimento feito em comunicação
Medir a Comunicação ... a solução está no “tangibilizar”
Muitos comunicadores ou aqueles que vivem a comunicação de forma intensa nas suas empresas, questionam com grande regularidade sobre os resultados da comunicação, ou como a comunicação pode constribuir para o sucesso dos seus negócios.
Desde há muito que o AVE – Advertising Value Equivalent, sem sido a métrica utilizada para medir (neste caso) o nível de exposição das empresas nos orgãos de comunicação social e o espaço equivalente em publicidade, calculado ao preço de tabela.
Esta tem sido a métrica padrão utilizada pelo sector sem grande validade em minha opinião, não reflectindo a mais valia da comunicação na relação com os stakeholders e nos objectivos que se pretendem alcançar.
O exemplo mais simples é o da situação de crise. Já passei por algumas, e algumas delas de grande dimensão e impacto. Posso dizer que nessas alturas aquilo que mais se deseja é “não aparecermos”.
Mas então qual a solução?
Como todos os desafios, há que desenhar o modelo que melhor se adapte a cada empresa, e cada empresa decidirá se quer um sistema básico, intermédio ou avançado para medir a sua comunicação. O natural será começar pelo início, caso não exista um histórico de conhecimento.
Da mesma forma que a gestão criou os seus próprios indicadores, a comunicação deverá seguir a mesma lógica. Mas será que conseguimos medir tudo?
De facto a solução está no “tangibilizar” os indicadores que nos permitam medir o sucesso da comunicação.
A diferença entre o tangível e o intangível é que o primeiro gera resultados visíveis enquanto que o segundo gera comportamentos que podem ser associados a resultados. Por exemplo quando se fala em criar “sentimento de pertença dos colaboradores” poderemos fazer corresponder um conjuntos de critérios ou comportamentos capazes de serem medidos , ou seja, como sugestão 1) indíce de absentismo; 2) Turn over; 3) produtividade elevada; 4) recomendação a amigos para trabalharem na empresa.
Esta é a forma de medirmos se determinada meta que nos propusemos atingir teve, ou não, sucesso.
O mesmo cenário se coloca, quando queremos saber se uma determinada campanha digital se traduziu num maior engagement do público. Aqui poderemos fazer corresponder o número de comentários e partilhas nas redes sociais e definir os nosso KPI’s, mas isso é algo que já sabemos fazer com alguma facilidade.
A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, está de parabéns ao ter promovido a discussão do tema entre comunicadores e não só, numa das suas sessões de A2A.
A eficácia da Comunicação nas Empresas, passa pela capacidade e disponibilidade para avaliarmos o grau de sucesso da mesma. Só assim, seremos capazes de avaliar correctamente estratégias, redefinir objectivos avaliar as iniciativas da comunicação. Dizer-se que “a campanha está bonita” ou “as pessoas gostaram” são apenas percepções, que não passam disso mesmo.
Veja aqui o live streaming do evento.
Luis Roberto
Managing Partner Comunicatorium