A Comunicatorium apresentou, no dia 22 de Fevereiro, "Como medir a comunicação em 6 passos", no âmbito dos eventos A2A Know How e Boas Práticas. 

 

6 passos analisados

  • A importância de medir os resultados da comunicação empresarial
  • A estratégia para uma comunicação integrada
  • O propósito das iniciativas da comunicação empresarial
  • As metas para o sucesso e o processo de medição
  • Métricas e KPI’s. Como medir o intangível
  • Calcular o retorno do investimento feito em comunicação

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Medir a Comunicação ... a solução está no “tangibilizar”

Muitos comunicadores ou aqueles que vivem a comunicação de forma intensa nas suas empresas, questionam com grande regularidade sobre os resultados da comunicação, ou como a comunicação pode constribuir para o sucesso dos seus negócios.

Desde há muito que o AVE – Advertising Value Equivalent, sem sido a métrica utilizada para medir (neste caso) o nível de exposição das empresas nos orgãos de comunicação social e o espaço equivalente em publicidade, calculado ao preço de tabela.

Esta tem sido a métrica padrão utilizada pelo sector sem grande validade em minha opinião, não reflectindo a mais valia da comunicação na relação com os stakeholders e nos objectivos que se pretendem alcançar.

O exemplo mais simples é o da situação de crise. Já passei por algumas, e algumas delas de grande dimensão e impacto. Posso dizer que nessas alturas aquilo que mais se deseja é “não aparecermos”.

 

Mas então qual a solução?

Como todos os desafios, há que desenhar o modelo que melhor se adapte a cada empresa, e cada empresa decidirá se quer um sistema básico, intermédio ou avançado para medir a sua comunicação. O natural será começar pelo início, caso não exista um histórico de conhecimento.

Da mesma forma que a gestão criou os seus próprios indicadores, a comunicação deverá seguir a mesma lógica. Mas será que conseguimos medir tudo?

 

De facto a solução está no “tangibilizar” os indicadores que nos permitam medir o sucesso da comunicação.

 

A diferença entre o tangível e o intangível é que o primeiro gera resultados visíveis enquanto que o segundo gera comportamentos que podem ser associados a resultados. Por exemplo quando se fala em criar “sentimento de pertença dos colaboradores” poderemos fazer corresponder um conjuntos de critérios ou comportamentos capazes de serem medidos , ou seja, como sugestão 1) indíce de absentismo; 2) Turn over; 3) produtividade elevada; 4) recomendação a amigos para trabalharem na empresa.

Esta é a forma de medirmos se determinada meta que nos propusemos atingir teve, ou não, sucesso.

O mesmo cenário se coloca, quando queremos saber se uma determinada campanha digital se traduziu num maior engagement do público. Aqui poderemos fazer corresponder o número de comentários e partilhas nas redes sociais e definir os nosso KPI’s, mas isso é algo que já sabemos fazer com alguma facilidade.

A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, está de parabéns ao ter promovido a discussão do tema entre comunicadores e não só, numa das suas sessões de A2A.

A eficácia da Comunicação nas Empresas, passa pela capacidade e disponibilidade para avaliarmos o grau de sucesso da mesma. Só assim, seremos capazes de avaliar correctamente estratégias, redefinir objectivos avaliar as iniciativas da comunicação. Dizer-se que “a campanha está bonita” ou “as pessoas gostaram” são apenas percepções, que não passam disso mesmo.

 

Veja aqui o live streaming do evento.


Luis Roberto
Managing Partner Comunicatorium

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.