No passado dia 8 de Junho, a Câmara de Comércio convidou a Investimentos Portugal a partilhar com outros associados a metodologia Collaborative Business Relationships, através da qual as organizações podem explorar o potencial da colaboração como instrumento competitivo e, com isso, desenvolver novos mercados, inovar, ter operações mais ágeis e competir com maior capacidade de resposta.

TEMAS ABORDADOS

 

  • A colaboração enquanto instrumento competitivo
  • Transformar relações de negócio em valor
  • O valor da relação: risco relacional e maturidade competitiva
  • Referencial ISO 44001: Critérios, processos e normas sociais
  • Scoring de parceiros e a força dos laços
  • Factores distintivos na gestão das parcerias para colaborar e vencer

 

artigoA2A investimentosportugal

 

O paradigma das relações organizacionais tal qual as conhecemos no início do século XXI, tem mudado muito e de forma bastante mais rápida do que alguma vez podíamos ter imaginado. Esta mudança permanente provocou uma alteração destas relações que, abandonandoassim os contratos tradicionais, adoptou a colaboração – parceria – aliança nas suas estratégias de negócio.

É na sequência das mudanças que vivemos no ambiente económico, que se torna essencial a colaboração entre organizações, para que as empresas consigam dar resposta à constante procura do mercado, ao crescimento da concorrência global e ao impacto da tecnologia nas comunicações e natransparência do mercado. Ainda que a colaboração entre indivíduos seja relativamente comum, a transição para a colaboração entre organizações é mais complexa, sendo influenciada por um mercado conectado por todo o mundo, onde as diferenças culturais, de processos e de gestão organizacional têm, inevitavelmente,um peso grande.

Para lidar com os relacionamentos colaborativos estabelecidos entre as organizações, foi criada a ISO44001, que representa um importante marco para os negócios. É o primeiro padrão internacional focado nas relações estabelecidadas entre as organizaçõesque pode ser escalado e adaptado para atender às necessidades especificas das empresas.

Apoiada numa abordagem consistente e estruturada, para facilitar o foco na integração do trabalho colaborativo dentro dos procedimentos operacionais, processos e sistemas, a criação desta plataforma permite uma gestão mais eficaz, uma vez que irá acelerar e apoiar o desenvolvimento das colaborações entre organizações. A ISO44001 estabelece uma linha de base para desenvolvimento de recursos, suporte e formação para aumentar a capacidade de colaboração e, assim, melhorar as competências e a capacidade de intercâmbio entre pessoas.

Em suma, uma estrutura padrão deste tipo irá contribuir para uma maior eficácia das organizações: processos de negócios fortalecidos;melhoria da gestão de risco; minimização de agendas escondidas e de incompatibilidade de objectivos; reduçãoda probabilidade de conflito. Esta estrutura age como uma ponte entre as culturas de instituições parceiras, ajudando a formar uma aliança mais robusta, proporcionando mais confiança aos envolvidos e estabelecendo uma base para a inovação. O mais importante de tudo: melhora o potencial de relações sustentáveis ​​que agregam valor.

"Inside into ISO 44001" - A ISO 44001 foi criada pelo Institute for Collaborative Working (ICW) que desde sua fundação em 1990 tem se concentrado em promover a adoção de aplicativos de trabalho colaborativo para aprimorar as organizações privadas e públicas.

marta-200x200

Marta Rocha é presidente e fundadora da empresa Investimentos Portugal, consultoria em implementação em Colaboração Organizacional. Membra certificada pela ICW – Londres.

 

 

 

ARTIGOS A2A KNOW-HOW E BOAS PRÁTICAS

PRÓXIMOS EVENTOS A2A KNOW-HOW 

FIND OUT MORE ABOUT OUR SERVICES!

 

For further informations contact us.

Media