Hypercluster

O estudo do "Hypercluster da Economia do Mar" foi elaborado pela Saer, coordenado pelo Professor Ernâni Lopes e financiado por um grupo de empresas sob a coordenação e iniciativa da CCIP. O estudo estabeleceu como objectivo duplicar o PIB que resulta directamente da economia do mar, dos actuais 4% a 5% para 10% a 12%.

Nesse estudo, foram identificadas 13 áreas de intervenção (designadas como componentes da economia do mar) e estabelecidas cerca de 90 linhas de acção.

Para a sua concretização, foram propostas três medidas consideradas determinantes para o sucesso da implementação do hypercluster:

• A constituição de um Conselho de Ministros Exclusivo para os Assuntos do Mar, presidido pelo Primeiro-ministro e com um Gabinete Técnico de Apoio;

• A criação de Legislação Especial e Exclusiva, à semelhança de outras circunstâncias (p.e., Expo 98) em que também esteve presente um desígnio nacional;

• A constituição de um Fórum Empresarial da Economia do Mar, englobando os principais actores, comprometidos e interessados nas diferentes actividades no hypercluster, dinamizado pela acção inicial da CCIP, e que tem como missão fazer com que os objectivos do estudo sejam concretizados.

O Fórum Empresarial da Economia do Mar foi criado em Fevereiro de 2010, tendo actualmente 80 associados.

Para consultar e descarregar a versão completa, carregue aqui.

Saiba como fazer parte da rede da Câmara de Comércio

 

Torne-se nosso associado

 

Apresentação Câmara de Comércio