ACORDO DE PARCERIA TRANSATLÂNTICA DE COMÉRCIO E INVESTIMENTO UE-EUA (TTIP)
Estudo Macroeconómico de Impacto para Portugal

Estudo de Impacto para Portugal do TTIP: Portugal ganha mais de mil milhões com acordo comercial entre UE e EUA

Estudo internacional encomendado pelo Governo, com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, traça um cenário positivo em termos de impactos económicos, com reflexos no crescimento das exportações e na criação de emprego.

O acordo comercial entre a Europa e os Estados Unidos ainda está a ser negociado mas, quando entrar em vigor, terá um impacto de curto prazo na economia portuguesa avaliado em 0,66% do PIB. As contas, que dizem respeito a um cenário de liberalização mais conservador, são do think tank Centre for Economic Policy Research (CEPR), que realizou o estudo que permite avaliar os efeitos da parceria transatlântica (TTIP) na economia portuguesa.

Consulte o Sumário Executivo do Estudo para aceder às principais conclusões ou a Versão Completa do Estudo para informação mais aprofundada sobre a análise.

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.