Senegal: Overview

A Ambição do Crescimento

O Senegal tem sido considerado um exemplo de estabilidade política e económica em África, sendo também apontado como um caso de sucesso em termos de democratização. É um país com uma imprensa livre e um parlamento activo, onde é reconhecida a qualidade do ensino e formação, bem como o nível das suas infraestruturas. Quando comparado com a média da região, o Senegal é também uma sociedade com um nível de desigualdade social considerado moderado e onde a corrupção se encontra abaixo da média.

Nos últimos anos, o país tem vindo a crescer e a desenvolver-se, embora a um ritmo que o governo do reformista Macky Sall considera insuficiente para a luta contra a pobreza, que é ainda grande - sobretudo quando nos referimos ao meio rural. Para isso, foi lançado um ambicioso plano a que foi dado o nome de “Plano Senegal Emergente (PSE) 2014-2035”, visando promover o crescimento económico e o desenvolvimento humano.

O desenvolvimento em que o país está a apostar para os próximos anos visa reforçar o seu papel como porta de entrada para a África Ocidental e fazer do Senegal um pólo de atracção de investimento directo estrangeiro e de dinamismo empresarial. Trata-se de uma política que lhe permitirá tirar partido da sua presença em duas importantes organizações regionais: a União Económica e Monetária dos Estados do Oeste Africano (UEMOA) e a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), espaço que lhe dá acesso a um mercado de 250 milhões de pessoas.

O país está, assim, no bom caminho, afigurando-se que uma correcta implementação das metas estabelecidas pelo PSE levará não apenas à continuação do crescimento económico, como também a que este se faça a um ritmo bastante superior.

 

Enquadramento Económico
Relações com Portugal e Oportunidades de Negócio

Ser Associado da Câmara de Comércio significa fazer parte de uma instituição que foi pioneira do associativismo em Portugal.

 

Os nossos Associados dispõem do acesso, em exclusividade, a um conjunto de ferramentas facilitadoras da gestão e organização das respectivas empresas.