BB 460 230 2016

As empresas de pequena e média dimensão representam grande parte do tecido empresarial português, tendo uma grande representatividade na economia do país. Bruno Bobone, Presidente da Câmara de Comércio, reflecte no Dinheiro Vivo sobre o impacto das PME em Portugal, começando por dizer que “Ser PME não é uma garantia!” para o crescimento das empresas e que “nalguns casos pode trazer benefícios, noutros prejuízos.”

Em “As PME, a dimensão e o caminho”, Bruno Bobone afirma que, não é a sua dimensão que leva uma empresa ao sucesso ou ao desastre. Mas, no caso das PME, esta particularidade pode determinar o seu perfil de crescimento, sendo a internacionalização um passo natural e desejável para o seu sucesso, como forma de ultrapassar a baixa expectativa de crescimento do mercado português.

Foi na sequência desta problemática que, Bruno Bobone, referiu alguns dos desafios que colocam às PME no momento da internacionalização e identificou medidas estratégicas para ultrapassar esses obstáculos, de entre as quais se destacam o estabelecimento de parcerias e a persuasão das grandes empresas portuguesas a apostarem nas PME nacionais enquanto parceiras, no momento de alcançar novos mercados.

Consulte aqui o artigo na íntegra
Programa de Acções internacionais da Câmara de Comércio aqui

Saiba como fazer parte da rede da Câmara de Comércio

 

Torne-se nosso associado

 

Apresentação Câmara de Comércio