Reunioes CC Paris

 

A VI reunião das Câmaras de Comércio decorreu em Paris, nos dias 23 e 24 de Março, mantendo a tradicional rotatividade de cidade anfitriã. Este evento contou com o apoio e co-organização da Câmara de Comércio e Indústria Franco Portuguesa, liderada por Carlos Vinhas Pereira.

A reunião tem como objectivo estreitar o relacionamento entre as diversas Câmaras de Comércio Portuguesas bem como reforçar a notoriedade das mesmas, sendo já considerado o maior encontro anual de Câmaras de Comércio Portuguesas.

 

mini-destaques-reuniao-ccportuguesas

 

Bruno Bobone teve oportunidade de anunciar que está para breve a concretização de uma reivindicação antiga, o reconhecimento das Câmaras de Comércio como entidades de utilidade pública por parte do Estado. O Governo está a ultimar o "processo legislativo" tendente à materialização deste objectivo. Esta reclamação, que já tem 10 anos, é “fundamental para fazer uma rede de representação” de Portugal no estrangeiro, defendeu o Presidente da Câmara de Comércio.

Num ambiente de partilha, o primeiro dia foi dedicado à planificação estratégica para 2017 e ao balanço do apoio prestado às empresas portuguesas. Paulo Portas, Vice-Presidente da Câmara de Comércio, abordou o potencial da lusofonia e dos negócios em português.

Para Carlos Vinhas Pereira importa "defender a marca Portugal e mudar a imagem dos produtos portugueses" junto dos mercados exportadores.

O dia terminou com um jantar que contou com uma intervenção do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral e com a entrega dos prémios “Câmara de Comércio Portuguesa do Ano” e “Câmara de Comércio Revelação”.

O objectivo destas duas categorias do Prémio é valorizar anualmente a Câmara de Comércio Portuguesa que se tenha distinguido pelos resultados obtidos no apoio à internacionalização das empresas portuguesas, na captação de investimento estrangeiro e na promoção da imagem de Portugal durante o ano anterior, bem como a Câmara de Comércio Portuguesa com menos de 5 anos de integração na Rede e que se tenha destacado no mesmo papel.

 

vencedores 3edicao premio cc

 

Nuno Rebelo de Sousa, Presidente da Federação das Câmaras de Comércio Portuguesas no Brasil e representante da Câmara Portuguesa de São Paulo, e Caetano Leitão, Presidente do Portugal Business Council in Dubai, receberam os prémios Câmara de Comércio Portuguesa 2016 e Câmara de Comércio Portuguesa Revelação 2016, respectivamente, pela mão do Ministro da Economia e do Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa.

A reunião contou com a participação do Embaixador de Portugal em Paris, José Filipe de Moraes Cabral, do Cônsul de Portugal em Paris, António Moniz e do representante da AICEP, Rui Almas.

No segundo dia, as Câmaras de Comércio visitaram a sede da OCDE.

 

27-03-2017

Saiba como fazer parte da rede da Câmara de Comércio

 

Torne-se nosso associado

 

Apresentação Câmara de Comércio