BB 460 230 2016

 

O Presidente da Câmara de Comércio, Bruno Bobone, defende que o povo português já deu provas que tem as características necessárias para vingar internacionalmente no mundo empresarial.

"(...) somos um povo com uma enorme capacidade de gerar consensos com os outros e entre os outros, o que nos coloca numa posição privilegiada para servirmos de plataforma em qualquer entorno internacional. Essa extraordinária capacidade foi sempre um dos fatores de sucesso que nos permitiu estar presente nas economias dos vários continentes e, em alguns momentos e em alguns setores, liderar a sua evolução (...)"

Fala ainda, no Dinheiro Vivo, que no meio dessas qualidades intrínsecas portuguesas, existe uma que não nos valeu nos últimos anos, a humildade - “Ora, a humildade, que é a maior das qualidades humanas, pode também transformar-se no seu principal fator de isolamento (…) Deixámos de fazer valer a nossa competência de grandes mediadores internacionais, fugimos da internacionalização, exportámos para onde nos deixaram exportar e ficámos em casa.” - e que essa mesma característica, que em inúmeras situações é uma enorme qualidade, tem felizmente estado a desvanecer no que respeita a capacidade de conquista de novos mercados.

“A crise que vivemos nos últimos anos não nos deixou qualquer hipótese de continuar naquele posicionamento de comodismo e levou-nos a sair para outras latitudes. A diminuição do apoio dos mercados que nos tinham adormecido nos anos anteriores obrigou-nos a encontrar novos caminhos e saídas.”

Bruno Bobone afirma que a situação já está a inverter, e que foi graças à “enorme capacidade que os empresários portugueses demonstraram que foi possível voltar a fazer crescer a economia do nosso país”. No entanto ainda não é suficiente, é necessário exportar mais os nossos produtos e internacionalizar as nossas empresas. Conhecermos verdadeiramente as nossas características é uma arma para os portugueses consolidarem a expansão internacional da economia nacional.


ler o artigo:
http://www.pt.cision.com/cp2013/ClippingDetails.aspx?id=bde2f3f1-7d11-46a4-90a1-54f7277a8637&analises=1&userId=47298936-b208-4c56-8162-639afcaefcff

Saiba como fazer parte da rede da Câmara de Comércio

 

Torne-se nosso associado

 

Apresentação Câmara de Comércio